Detalhes do console da Steam revelados na CES
Sabíamos que o console chegaria. Porém hoje, na Consumer Electronics Show 2013 (CES 2013), um protótipo do aparelho foi mostrado.
Chamado de Piston, ele é um PC modular e feito pela Xi3. O CEO da empresa, Jason Sullivan, afirmou que este produto é o início de uma nova era para sua companhia, além de falar um pouco sobre o console:
"Este novo produto fará com que os usuários possam utilizar todos os recursos de um jogo no PC em suas TVs HD. Como resultado disso, este novo sistema possui acesso a inúmeros jogos em um sistema totalmente integrado que excede a capacidade de qualquer console, e, além disso, cabe na palma de sua mão.
O dispositivo contará com um cip quad core e um HDD de 1TB - que, com certeza, é bem a frente de seus concorrentes.
Os rumores, porém, dão conta de que a Steambox rodará Linux, o que não é nenhuma surpresa, visto o investimento e tempo que a Valve está colocando em portar seu cliente e jogos para esta plataforma. Caso o console fosse lançado com um sistema baseado em Windows, ele viria com restrições de licença e deveria usar o Windows 8. Este, entretanto, foi
chamado de catástrofe pelo co-fundador da Valve.
Mas qual o sabor do Linux será utilizado?
Com a proximidade entre a Valve e a Canonical nos últimos tempos, a Canonical possuir uma comunidade engajada com seu sistema operacional, o Ubuntu, a escolha mais lógica. Como o Ubuntu pode rodar sem nenhuma interface (já que a Valve usará algo totalmente em tela inteira, sem interface de sistema operacional) e livraria a Valve de manter a manutenção de uma distribuição.
Referências