Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:27 Pesquisa avançada

Nokia com Android: será possível? [Opinião]

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Nokia com Android: será possível? [Opinião]

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Janeiro 2013, 13:03

Durante muitos anos, somente comprei celulares da Nokia. São máquinas fortes e confiáveis. Em suma, zero problemas para o consumidor.

Em 2007, no entanto, um genial e hoje saudoso Steve Jobs lançou o iPhone. A partir daquele momento o celular (agora smartphone) não seria o mesmo.

A Nokia tinha tecnologia suficiente para entrar nesta nova briga, mas demorou a entender o real movimento, que se formava: mais que máquinas maravilhosas, o novo celular precisaria de um sistema operacional revolucionário, para poder fazer frente ao iPhone. Logo ficou claro que este SO não seria o Symbian.

Naquele tempo, todo o mercado estava ainda zonzo com a novidade iPhone e a maioria das empresas não sabia como competir.

O primeiro movimento de peso a se contrapor ao iPhone se deu em 2008, com o lançamento do Android.

Com o tempo, a nova plataforma se consolidou e se tornou o lider do mercado de smartphones.

A Nokia se manteve em seu caminho anterior, até a chegada do Windows Phone. Com o novo SO da Microsoft, a Nokia se juntou à icônica empresa de Bill Gates. Em 2011, a Nokia lançou seu primeiro smartphone com Windows Phone. Acontece que, o SO da Microsoft, que é excelente, parece ter chegado tarde ao mercado já fortemente distribuído entre Apple e Google. Afinal, os desenvolvedores já tinham trabalho suficiente para construir aplicativos para as duas plataformas anteriores.

Todos estes fatos levaram a Nokia a perder grande participação no mercado, antes dominado por ela e, agora, pela Samsung, que, por sua vez, aderira integralmente ao Android. Além disso, a Nokia perdeu, em cinco anos, 90% de seu valor.

Ontem, no entanto, Stephen Elop, presidente da Nokia, em entrevista ao jornal El Pais, da Espanha, aventou a possibilidade de, um dia adotar o Android em seus telefones. Trata-se de uma novidade, principalmente se considerarmos que há um contrato entre a Nokia e a Microsoft e dizem ter a segunda pago algo em torno de USD$ 1 bilhão, para garantir smartphones Nokia com Windows Phone.
jpg
Há muito já se fala que isto poderia acontecer. Entretanto, é a primeira vez que a Nokia admite publicamente a possibilidade. Assim, não podemos dizer que a adoção do Android por parte da gigante finlandesa é impossível, apesar dos entraves contratuais, que são inevitáveis em casos como este.

Portanto, se esta adoção é possível até mesmo no corrente ano de 2013, não poderá ser encarada como algo certo.

É necessário considerarmos até que, com vistas a evitar que isto aconteça, a Microsoft poderá vir a comprar a Nokia, o que, diga-se, não seria algo ruim para os consumidores, que teriam maior concorrência.

Desta forma, precisaremos acompanhar a trajetória da Noka, para sabermos o que ocorrerá no futuro.

Quem sabe, um dia, eu poderei comprar um Nokia com Android?

Referências

Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Nokia com Android: será possível? [Opinião]

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 8 de Janeiro 2013, 13:38

Vamos ver se sera que eles vão mudar para android ou vão para a falencia :troll:
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Janeiro 2013, 15:07

Realmente faz muito sentido essa ideia: a desvalorização suficiente até que a Microsoft compre a Nokia. Não me admirava nada que isso acontecesse, até porque duvido que ocorra adoção ao Android.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor mobiledalto » Ter, 8 de Janeiro 2013, 15:50

O problema todo e a nokia acabar igual a palm, que tinha um ótimo os só que pecou em publicidade e foi comprada pela hp, que acabou largando de lado aquele excelente os, se a nokia comprasse o web os da hp e os direitos da palm ela teria um so proprietariado de ótima qualidade faltaria apenas o marketing
mobiledalto

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 8 de Janeiro 2013, 17:49

Como se costuma dizer "A Microsoft fez-lhe a folha"
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Ivan Pedrozo » Ter, 8 de Janeiro 2013, 18:23

Uma vez perdido o posto, será que a Nokia voltaria a ser referência em seu mercado novamente? Tenho minhas dúvidas.
Ivan Pedrozo

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Janeiro 2013, 18:46

Acho que a briga é entre Apple e Samsung.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 8 de Janeiro 2013, 18:54

Ron Alon (08-01-2013, 17:46) escreveu:Acho que a briga é entre Apple e Samsung.

Pois a apple julga que é dona de todas patentes que usa
nuno_nunes

Mensagempor Thauan Francisco » Ter, 8 de Janeiro 2013, 20:09

Eu na minha opinião,não.
Se fosse eu:
.Romperia o acordo da Nokia e a Microsoft
.Comprava o Web OS da HP
.Fazeria uma Mutação de Symbian+Meego(ou talvez sailfish)junto com o WebOS.
.Com o Sistema quase pronto,fazeria um compatibilidade com os APPS do symbian.
.Usaria a ideia de ter compatibilidade com o Android Apps.
.Usaria um pouco o HTM5
.Criaria um acordo com a sony,para que os eletronicos dela tivessem compatibilidade com a nokia.
.Usaria a Bravia Engine da Sony,ou criaria uma parecida.
e por ai em diante;
-----
Pra que mais um celular com android,a nokia sabe que ela tem o poder de voltar ao topo.
se ela ter cuidado,poderia voltar ao topo facilmente se analizasse com cuidado os novos smartphones.mas enquanto estivesse fazendo aquilo tudo que eu disse,eu iria deixar o projeto em segredo. :roll:
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Thauan Francisco

Mensagempor miles_maverick » Ter, 8 de Janeiro 2013, 21:23

Thauan Francisco (08-01-2013, 19:09) escreveu:Eu na minha opinião,não.
Se fosse eu:
.Romperia o acordo da Nokia e a Microsoft
.Comprava o Web OS da HP
.Fazeria uma Mutação de Symbian+Meego(ou talvez sailfish)junto com o WebOS.
.Com o Sistema quase pronto,fazeria um compatibilidade com os APPS do symbian.
.Usaria a ideia de ter compatibilidade com o Android Apps.
.Usaria um pouco o HTM5
.Criaria um acordo com a sony,para que os eletronicos dela tivessem compatibilidade com a nokia.
.Usaria a Bravia Engine da Sony,ou criaria uma parecida.
e por ai em diante;
-----
Pra que mais um celular com android,a nokia sabe que ela tem o poder de voltar ao topo.
se ela ter cuidado,poderia voltar ao topo facilmente se analizasse com cuidado os novos smartphones.mas enquanto estivesse fazendo aquilo tudo que eu disse,eu iria deixar o projeto em segredo. :roll:

Ou faria um novo OS baseado em Linux ou BSD e lançaria no mercado.
miles_maverick

Próximo

Voltar para Notícias Gerais