Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 3:15 Pesquisa avançada

Updates do Firefox serão instalados silenciosamente

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Updates do Firefox serão instalados silenciosamente

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 7 de Outubro 2011, 1:17

Boa noite, desejo que todos estejam bem!

Por Computerworld/US
Publicada em 05 de outubro de 2011 às 09h00

Modelo será adotado a partir de janeiro, com a chegada da 10ª versão. Objetivo é manter o navegador seguro sem importunar o usuário.

Um ano depois de anunciar que as atualizações do Firefox seriam feitas silenciosamente – isto é, sem o consentimento do usuário – a Mozilla revelou quando a função deverá chegar: apenas no começo de 2012, quando do lançamento da 10ª versão do navegador.

O modelo já foi adotado pelo Chrome, da Google, e evita que os browsers fiquem vulneráveis a falhas de segurança, pois, uma vez liberado o update, ele será instalado. A Mozilla nega que esteja copiando a rival, mas Mitchell Baker, presidente da Fundação, admite que o recurso já deveria ter sido incorporado.

“No passado, fomos muito cuidados em notificar os usuários sobre mudanças nos software antes que fossem implantadas”, afirmou. “Porém, atualmente, as pessoas estão reclamando – em alto e bom som – que as notificações irritam, e dizem que as atualizações silenciosas são importantes”.

O que motivou a decisão da Mozilla passa também por sua iniciativa de reduzir os ciclos entre um modelo outro. “A maioria dos internautas não quer saber sobre updates e números de versão, e eles teriam de ser informados sobre isso a cada seis semanas”, explicou Brian Bondy, desenvolvedor, via blog pessoal, na última sexta-feira (30/09).

Leia mais: 5 boas razões para baixar o novo Firefox 7

Em janeiro, o Firefox deverá ganhar o recurso. Quando recebê-lo, o browser passará a baixar as atualizações automaticamente, instalando-as quando reiniciado. Caso o internauta não feche o navegador em 12 horas após o download do update, ele será alertado sobre a importância de fazê-lo.

De acordo com Bondy, para usuário Windows, a primeira atualização precisará ser autorizada, pois o controle de conta do sistema (UAC, na sigla em inglês) assim o exige. Ao contrário do Chrome, porém, o Firefox terá a opção de desabilitar as atualizações silenciosas, caso o usuário prefira escolher o momento de instalar uma nova versão.

Enquanto a função não chega, a Mozilla tem insistido para que seus usuários instalem os modelos mais recentes do software, tem tido algum sucesso. Segundo o instituto Net Applications, o Firefox 6, lançado em agosto, representa mais de metade das cópias do navegador, enquanto que as versões 5 e 6 respondem por menos de 15%.

(Gregg Keizer)

Fonte: :arrow: idgnow

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Updates do Firefox serão instalados silenciosamente

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Outubro 2011, 21:11

É certo que é algo muito importante para evitar ficarmos momentaneamente com a segurança em risco. No entanto, isto acarretas certas problemáticas que podem acontecer: por exemplo, eu não gosto nada que certa extensão se lembre de atualizar e depois fique desconfigurada; eu não gosto de ter de reiniciar quando estou a fazer algo; eu não gosto de estar habituado a uma coisa e ser empurrado a utilizar uma nova sem o meu consentimento.

Então o que fazer? Bem, eu acho esta ideia genial, mas para correções de segurança! Quanto a novas funcionalidades, evoluções entre versões do Firefox, não sei até que ponto é algo bom.

Para piorar, na minha opinião, uma simples mensagem informativa seria o mínimo, e talvez o necessário, que eles deviam fazer quando houvesse uma nova atualização. Fazer isso silenciosamente creio que não é uma boa estratégia!

Mas a ver vamos! Os programadores estão sempre a inovar com novas coisas e nós humanos não gostamos de ser incomudados, mas muitas das vezes ficamos a gostar muito mais dessas evoluções! Por isso, é ver o que vai acontecer! A mozilla sabe bem que neste momento está no meio da ponte, se faz asneira cai! Por isso não acredito que queiram fazer asneiras, aliás, aposto que eles não fariam uma evolução drástica e conflituosa como a Canonical fez com o Unity! Se isso acontecesse eles sabiam bem que iam perder muito para a concorrência. No caso da Canonical sabe bem que mesmo que perca o Ubuntu continua a ser a Distribuição!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias