A reclamação não é nova: a companhia já foi às comissões antimonopólio da Europa e do Estados Unidos denunciar o Google por suas práticas. Agora, porém, surgiu uma novidade nada boa para a Microsoft. " No mês passado, ouvimos do YouTube que executivos-sênior do Google disseram a eles para não permitirem uma experiência de primeira classe com o YouTube nos smartphones Windows" , escreveu Heiner.
De acordo com o Techradar, Heiner dá a entender que Microsoft quer no Windows Phone um aplicativo dedicado ao serviço de vídeos idêntico ao existente no Android e no iOS.
Questionado pelo site, o Google emitiu um comunicado afirmando que " ao contrário das reclamações da Microsoft, é fácil para os consumidores visualizarem vídeos do YouTube em smartphones Windows" .
A companhia diz que os usuários do sistema " podem acessar todas as funcionalidades do YouTube através do website móvel baseado em HTML5" e que já " trabalhou com a Microsoft por vários anos para ajudar no desenvolvimento de uma grande experiência com o YouTube nos telefones Windows."