Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:38 Pesquisa avançada

Saiba como instalar o PeaZip - um dos melhores gerenciadores

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Saiba como instalar o PeaZip - um dos melhores gerenciadores

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 15 de Janeiro 2013, 13:13

Saiba como instalar o PeaZip - um dos melhores gerenciadores de arquivos

O PeaZip é bastante conhecido como um excelente compactador e descompactador de arquivos. Ele permite, através da sua interface simples, compactar/descompactar diversos formatos de arquivos (entre eles 7Z, ARC, BZ2, GZ, PAQ/ZPAQ, PEA, QUAD/BALZ, TAR, UPX e ZIP). Além disso, é possível converter, encriptar ou decriptar arquivos... Confira!

Para instalar o PeaZip nos Sistemas derivados do Debian (Ubuntu ou Linux Mint p/exemplo), basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/ppa
sudo apt-get update

sudo apt-get install peazip

Fonte: Linux Descomplicado

nuno_nunes

Re: Saiba como instalar o PeaZip - um dos melhores gerenciad

Mensagempor pontonulo » Ter, 15 de Janeiro 2013, 13:35

Confesso que não conhecia este :ups: , a ver se testo!

Obrigado :yeah:

pontonulo

Mensagempor Ron Alon » Ter, 15 de Janeiro 2013, 13:44

Também não conhecia. Obrigado pela partilha, Nuno.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Xterminator » Ter, 15 de Janeiro 2013, 14:10

Talvez não traga vantagens sobre outros gerenciadores disponíveis oficialmente nos repositórios que valha a pena, seria o caso de comparar os tipos de arquivos suportados, acho que os oficiais como xarchiver,file-roller entre outros, terão um melhor suporte e servem bem ao que este programa faz, sem a necessidade de adicionar um ppa.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 15 de Janeiro 2013, 15:26

Recordo-me de há uns anos valentes este software ter sido uma autêntica moda para os utilizadores do Ubuntu. Toda a gente falava dele nos blogs. Eu não falei :p

Porquê? Bom, ele basicamente é uma interface mais bonita que a do Ubuntu. Mas quem usa mais funcionalidades que o file-roller (a interface que o ubuntu usa para mostrar os ficheiros compactados)? Quantas vezes acedemos ao file-roller? Eu, sinceramente, normalmente vou aos ficheiros e simplesmente descompacto-os, nem abro a interface. Para além disso se a abrir vai ser apenas para abrir algum ficheiro ou descompactar um ficheiro único. para isso o File-Roller faz e é uniforme com a interface do UBuntu.

Não sei como é agora, mas o PeaZip apenas tinha a vantagem de ser mais bonito. Mas essa beleza era a despadronização, a não utilização do tema, algo que também não sou grande adepto. Basicamente por este motivo que nunca falei no Ubuntued sobre ele. ;)

Na maioria dos casos, estes programas utilizam todos as mesmas bibliotecas de descompactar ficheiros, portanto a compatibilidade normalmente nem está inerente a estes programas (não sei do caso do Peazip, mas os que o Xterminator falou creio que sim). Portanto, querem mais compatibilidade? Simplesmente instalem os pacotes das bibliotecas que dão compatibilidade, não é preciso ter mais interfaces. Sobre os pacotes dessas bibliotecas:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Ter, 15 de Janeiro 2013, 16:35

Claudio Novais (15-01-2013, 14:26) escreveu:Recordo-me de há uns anos valentes este software ter sido uma autêntica moda para os utilizadores do Ubuntu. Toda a gente falava dele nos blogs. Eu não falei :p

Porquê? Bom, ele basicamente é uma interface mais bonita que a do Ubuntu. Mas quem usa mais funcionalidades que o file-roller (a interface que o ubuntu usa para mostrar os ficheiros compactados)? Quantas vezes acedemos ao file-roller? Eu, sinceramente, normalmente vou aos ficheiros e simplesmente descompacto-os, nem abro a interface. Para além disso se a abrir vai ser apenas para abrir algum ficheiro ou descompactar um ficheiro único. para isso o File-Roller faz e é uniforme com a interface do UBuntu.

Não sei como é agora, mas o PeaZip apenas tinha a vantagem de ser mais bonito. Mas essa beleza era a despadronização, a não utilização do tema, algo que também não sou grande adepto. Basicamente por este motivo que nunca falei no Ubuntued sobre ele. ;)

Na maioria dos casos, estes programas utilizam todos as mesmas bibliotecas de descompactar ficheiros, portanto a compatibilidade normalmente nem está inerente a estes programas (não sei do caso do Peazip, mas os que o Xterminator falou creio que sim). Portanto, querem mais compatibilidade? Simplesmente instalem os pacotes das bibliotecas que dão compatibilidade, não é preciso ter mais interfaces. Sobre os pacotes dessas bibliotecas:

Mas em questão de Visual prefiro o Ark.
miles_maverick

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 15 de Janeiro 2013, 16:38

Claudio Novais (15-01-2013, 14:26) escreveu:Recordo-me de há uns anos valentes este software ter sido uma autêntica moda para os utilizadores do Ubuntu. Toda a gente falava dele nos blogs. Eu não falei :p

Aqui está uma imagem do programa no Ubuntu:

Eu já usei no Linux, em tempos, e continuo a usar no Windows, mas no Linux não compensa, faz exactamente o mesmo... Há uns anos atrás compensava, porque o File Roller e o Xarchive tinha um problema com caracteres acentuados, dando erros de ficheiro corrompido só por ter determinado caracter latino!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 15 de Janeiro 2013, 16:48

Não era problema do File-Roller Luís (Acho eu!). Era problema de um pacote que instalávamos chamado RAR. Basicamente este pacote tem problemas de codificação e então a solução é simples: utilizar o pacote UNRAR.

Esta solução foi apresentada pelo Luciano no link abaixo. Basicamente eu analisei essa proposta que ele referiu e, sim, era mesmo esse o problema. Aliás, os artigos "Multimédia para o Ubuntu" (dois deles referidos acima), usavam o pacote RAR e então havia pessoas que se queixavam disso. Entretanto, por causa desta proposta atualizei os artigos e nunca mais ninguém teve problemas! ;)

Sobre a interface, lá está, não utilizam os ícones do sistema. Ou seja está a trazer algum peso acrescentado. Algo que era desnecessário.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 15 de Janeiro 2013, 16:50

Eu sinceramente falando "nunca" tinha ouvido falar, no Windows utilizo o Tugzip considero um dos melhores para windows, senão o melhor, pois tem suporte a uma infinidade de formatos e me atendeu na maioria das vezes que precisei, para arquivos pouco comuns, com certeza se tivesse disponível para linux o utilizaria.
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 15 de Janeiro 2013, 17:00

Claudio Novais (15-01-2013, 15:48) escreveu:Não era problema do File-Roller Luís (Acho eu!). Era problema de um pacote que instalávamos chamado RAR. Basicamente este pacote tem problemas de codificação e então a solução é simples: utilizar o pacote UNRAR.

Esta solução foi apresentada pelo Luciano no link abaixo. Basicamente eu analisei essa proposta que ele referiu e, sim, era mesmo esse o problema. Aliás, os artigos "Multimédia para o Ubuntu" (dois deles referidos acima), usavam o pacote RAR e então havia pessoas que se queixavam disso. Entretanto, por causa desta proposta atualizei os artigos e nunca mais ninguém teve problemas! ;)

Sobre a interface, lá está, não utilizam os ícones do sistema. Ou seja está a trazer algum peso acrescentado. Algo que era desnecessário.

Até podia ser (também), mas acontecer em ficheiros tar e gz? Segundo vi (na altura), era problema das GUI que não estavam a passar na codificação correcta (ao género daquele problema da Central de Programas do Ubuntu)... Porque se fosse ao terminal, funcionava tudo bem!

Além de que eu não podia usar rar na altura, pois a Universidade bloqueia este tipo de transferência, então optava sempre pelos formatos: tar, gz ou zip.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Programas