Infelizmente ao contrário daquela altura, a minha disponibilidade tem vindo a reduzir e por exemplo nos últimos 30 dias a maioria dos artigos foi publicada pelo Ron Alon e pelo Pedro Lobo. Espero que em Fevereiro a minha disponibilidade aumente para poder voltar ao ativo como outrora.
Já agora, como não tive disponibilidade para criar algo diferente nos sites do Blog e Forum, pelo menos resolvi fazer este tópico incluindo algumas informações interessantes ao nível de calendário. Desde que iniciei o Ubuntued já passaram:
- 262 semanas; ou
- 1836 dias; ou
- 44.064 horas; ou
- 2.643.840 minutos; ou até
- 158.630.400 segundos
Muita coisa foi feita com ajuda preciosa também do Luís Cardoso e do António Cascais. Outros utilizadores menos conhecidos chegaram também publicar alguns artigos blog. No mínimo recebi centenas de emails de utilizadores a pedir ajuda, aos quais respondi à grande maioria (nem sempre ajudar infelizmente) e com a ajuda do Pedro Lobo, que recebia e recebe em duplicado os contactos para poder também ajudar.
Exatamente por causa do elevado número de contactos que recebias, resolvi criar este fórum, aliás não foi ideia 100% minha pois o Gramathur (que até nem participou muito aqui no forum) é que me forçou a criar, para que as ajudas que déssemos via email fossem públicas, para evitar ter de repetir emails a ajudar as mesmas coisas.
Mais uma vez estou espantado com a quantidade de coisas que aconteceram durante estes últimos 5 anos. Parece que não, mas já houve MUITAS horas de trabalho aqui no Ubuntued da minha parte, dos referidos aqui no texto e de muitas outros que participam ativamente aqui no Forum.
Espero que continuemos a crescer e a ajudar mais utilizadores. Acreditem ou não, depois de muito do que passei sinto-me extremamente orgulhoso (sim podem chamar-me nomes, mas é um orgulho de felicidade) de ver o pessoal aqui no forum a ajudar-se mutuamente. A fazer aquilo que eu gostava de ver a concretizar-se.
Aliás, as coisas foram exatamente pelo caminho que eu queria: que a comunidade de sentisse livre de explorar tudo a partir de uma base sólida que é o Ubuntu. E não se sentisse obrigada a usar o Ubuntu, que muitas vezes acontece em fóruns/blogs demasiado direcionados a um determinado assunto que depois censuram. O Ubuntued é sim direcionado ao Ubuntu, mas não o venera como um deus, mas sim como uma ferramenta que nos permite ser livres, seja com o Unity, ou XFCE, KDE, LXDE e muitos outros ambientes que aqui falamos.
Com isto agradeço a todos vocês pelo apoio e pela participação. A ideia pode ter sido minha, mas agora o Ubuntued, não se resume algo que fiz. O Ubuntued agora somos nós!
PS1: É, vou um pouco atrasado, mas mais vale tarde que nunca. Ah e lembrei-me porque vi que o Ubuntu-br-sc estava a comemorar o aniversário e então fiz este tópico
PS2: Desculpem, já é muito tarde e não revi o texto, mas acho que está admissível.
PS3: a par com o texto resolvi deixar as caras do Ubuntued ao longo do tempo. Não consegui arranjar melhor imagem para a primeira versão que data de 2008.