O alto consumo de energia das últimas versões do Linux kernel, Verdade ou mito?
Não é realmente a questão exata, como alto consumo de energia é, ou foi lá, foi e é clara. A questão é qual é a causa?
Enquanto o bug relatado em Launcpad foi marcado como fixo em ambos os Natty como onírica (se é verdade que a minha bateria estiver danificada, o indicador sobre o Windows 7 eo Ubuntu 4,11 marca exatamente a mesma, parece ter corrigido), por Michael da Phoronix , que para mim sempre foi uma fonte confiável, o bug está em vigor e com maior força, já que a versão 3.1 do núcleo iria consumir mais energia. No entanto, para FEWIT, criador do Fubuntu, OS Aurora, Júpiter (aplicativo responsável pela gestão de bateria mais confiável cobrando tanto Ubuntu e derivados como o Fedora ) e também é preciso tempo para procurar formas de melhorar vida útil da bateria, a causa do alto consumo de energia é o Kernel e cobradas directamente ao criador do Proronix.
A verdade é que lidar com muitos hoje ou ontem para ver pequeno problema de carregamento nossas baterias evaporado (talvez isso tenha contribuído para o estado deplorável da minha bateria), de acordo FEWT a causa pode ser devido a configuração incorreta das distribuições, e argumenta que não regressões no kernel.
Vale ressaltar que apenas menciona Ubuntu (de acordo com Phoronix testar tanto GNOME Unidade clássica e consumir os mesmos), mas atrevo-me a generalizar, porque o problema que tivemos todos ou a maioria, independente da distribuição, com o único elemento comum era a versão do kernel.
Pode-se inferir que alguns o novo kernel, desde a versão 2.6.39, seria necessária uma porca de ajuste que deve ser feito na distribuição, como o kernel do out-of-the-box é otimizado para desempenho superior e como de economia de energia.
O artigo está em Inglês, é bastante longa, mas divertida e compreensível. Na história de que o problema foi encontrado para relatar um bug da Red Hat e patch correspondente foi lançado. Esse bug foi a causa do problema quando o BIOS informou que ASPM não era suportado, mas na realidade ASPM foi ativado. A correção foi instruído a comparecer para ser desligado se o BIOS indicou que este não era suportado.
No artigo o autor menciona que o uso de ferramentas como Júpiter ou sintonizado pode melhorar a qualidade de vida das baterias como eles cobram para alterar os valores necessários para isso. Lembre-se que o kernel é otimizado para oferecer um melhor desempenho. Ele cita dois exemplos:
- dirty_writeback_centisecs. Este parâmetro indica a fração de segundo onde pdflush acorda e grava dados no disco. Mente-lhe, por padrão, é seteado em 500, o que aumenta o desempenho do sistema, mas não é aconselhável para carregar a bateria. Este parâmetro não muda automaticamente quando você desconecte o carregador.
- nmi_watchdog, sched_smt_power_savings e snd_hda_intel / parâmetros / power_save.
Aqui é onde ferramentas como essas são úteis.
Além disso, observe que agreguem valor ao grub pcie_aspm = força deve notar melhorias significativas, se quisermos usar essas ferramentas.
Bem, uma coisa é inegável, o consumo de energia tem aumentado, não só no Ubuntu, mas em todas as distribuições que usam um kernel particular, além de que Launchpad dizer que é resolvido (dado o estado da minha bateria não posso afirmar com certeza), segundo alguns o problema está no kernel (que incluía-me, porque até hoje então eu pensei) como os outros o problema é um erro de configuração que não é adaptada para o novo kernel.
Não que agora eu acho que há um erro de configuração, pode ser assim, as chances são altas, mas o artigo, pelo menos, me fez duvidar, com apenas uma certeza que todos nós temos tido e / ou ter o bug.
Eu recomendo que você leia o artigo , realmente não desperdiçado.
Regards
Este texto é a tradução (feita pelo Google Translator) do artigo do link seguinte que achei bastante pertinente: