Eu particularmente deixei de usar os softwares nativos do janela, não me custou absolutamente nada para eu me acostumar com os "similares", só tive de estudar um pouquinho.
Quem realmente migra para alguma distro linux é pq deseja se ver livre dos problemas e falhas de sistema pago (janela), não se acanhe e dê um pouco mais de si, aprenda a usar as ferramentas gratuitas para as distros linux, algumas podem não ser tão elegantes, mas são bem funcionais e mais leves.
Isso é só minha humilde opinião.
PS: É bem possível que você não me conheça, sou um dos novos usuários Ubuntu desde meados de 2012, sou completamente cego, quando entrei aqui no
eu enxergava um pouco ainda, tudo que sei sobre Ubuntu aprendi aqui, e sobre programas de edição e criação web aprendi por aí rsrsrs, existem vários sites com tutoriais, youtube é uma boa fonte por exemplo.
_______________________________________________________________________________________________________________________
P4, 2Mb cache, 3Ghz
2Gb RAM
HD 30Gb
128Mb vídeo onboard
Motherboard ASUS P5KPL-AM/BR
S.O Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin
Monitor 17' BenQ inútil para mim e bom para quem enxerga
Orca para me auxiliar (nativo no Ubuntu)
Completo pc da xuxa, mas com certeza muito mais rápido no start que muitos Core i7 e FX eight core, não troco nem pelo prêmio acumulado da mega sena (MENTIRAAAAAA).