Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:41 Pesquisa avançada

Há algum meio de configurar a trackball do mouse?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Há algum meio de configurar a trackball do mouse?

Mensagempor getufu » Sáb, 26 de Janeiro 2013, 22:43

Olá a todos.

Estou com essa dúvida já há alguns dias, se alguém puder me esclarecer. Estou tendo uma certa dificuldade em "controlar" a velocidade da trackball (aquela bolinha que controla a rolagem) do meu mouse. Resumindo o que geralmente acontece, quando tento rolar para cima ou para baixo, ela rola o conteúdo de maneira um tanto brusca, o que dificulta na hora de acompanhar um texto no visualizador de documentos, por exemplo. Já tentei as opções do painel de controle relativas ao mouse (não uso touchpad) mas não achei nada a respeito. Alguém poderia me dizer se há uma maneira de ajustar isso melhor?

OBS: Meu Ubuntu é o Precise Pangolin (12.04.1 LTS)

Fico grato a todos desde já.
getufu

Re: Há algum meio de configurar a trackball do mouse?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 26 de Janeiro 2013, 23:47

Olá

Eu por acaso já cheguei a procurar isso e nunca encontrei uma solução simples. Aliás, recordo-me de ver esta solução, do link abaixo, que não me agradou nada. De tal forma que nem experimentei, mas se quiser aqui está:

Em todo o caso, isto é uma coisa que MUITA gente procura e a Canonical não apresenta solução. Por exemplo aqui neste link abaixo fala-se exatamente disso, que a Canonical tem inúmeros pedidos pela internet, inclusive no Ubuntu Brainstorm e eles não se importam.

Mas entretanto eu fui agora procurar uma solução (novamente!!) e vi uma que talvez funcione. Mas atenção eu não experimentei pois já não preciso disso. Se quiser experimentar, sinta-se à vontade e deixe depois o feedback (refiro-me à solução que usa o "imwheel"):
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor getufu » Dom, 27 de Janeiro 2013, 0:04

Valeu pelas dicas, Claudio!

Nossa é meio triste saber que algo que de certa forma parece ser fundamental pra usabilidade do Ubuntu não consiga atrair a atenção necessária da Canonical... Por que será que isso acontece? Ah, e fiquei curioso em saber o porquê de você não precisar mais disso, como você disse.
getufu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Janeiro 2013, 0:06

Era um mouse que eu tinha que o scroll para mim era demasiado preciso (=lento). Entretanto ele estragou-se e comprei um novo. Por acaso esse novo funciona perfeitamente. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor getufu » Dom, 27 de Janeiro 2013, 0:15

Ahh, tá. No meu caso aqui, eu senti uma diferença meio brusca de uns dias pra cá, e com o mesmo mouse. Não sei se a variação foi devido à alguma atualização (aquelas automáticas do sistema) ou se foi a configuração diferente dos programas que eu usei (Firefox e Visualizador de documentos). Acho bem mais provável ter sido essa segunda então...
getufu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Janeiro 2013, 0:18

No segundo link que eu passei fala precisamente disso, da alteração do comportamento dentro do Firefox.

Em todo o caso, experimente tirar o usb e voltar a inserir. Pelo que vi nesta pesquisa que fiz há minutos há gente que tem problemas como o seu e o simples tirar e voltar a pôr o mouse resolve.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor getufu » Dom, 27 de Janeiro 2013, 0:20

Obrigado pelo esclarecimento! :D
getufu

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas