Richard Cellins - chefe dos produtos mobile da Canoical
A Canonical lançou há poucos dias os primeiros detalhes dos novos aplicativos que virão como padrão no Ubuntu Phone OS e que serão combinadas em um único projeto chamado Aplicativos Básicos. E da Canonical também vem a confirmação de que o Ubuntu Phone OS não irá suportar aplicações do Android, logo estes não poderão ser instalados no novo sistema operacional móvel. A razão para a falta de apoio é o de incentivar os desenvolvedores a levar seus aplicativos para um novo sistema operacional. Leia a entrevista dada por Richard Collins ao Engadget.
Isso permitirá ao Ubuntu Phone OS ter aplicações únicas para a nova plataforma de desenvolvimento projetado especificamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção. Aplicações para o Ubuntu OS será apoiadas também pela versão desktop do Ubuntu, para instalá-los (em teoria) bastaria acessar o Ubuntu Software Center.
A Canonical ainda não divulgou nenhum detalhe sobre o desenvolvimento do novo Ubuntu Software Center Mobile, a nova loja será mais provável terra em conjunto com o lançamento da primeira imagem para o Nexus Galaxy prevista para final de fevereiro.