Oracle divulgou atualização para corrigir falhas
no domingo (13). EUA recomendaram a desativação
do software por falha perigosa.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos alertou que a atualização de segurança do Java para navegadores não é o bastante para proteger os computadores e manteve a orientação de desabilitar o programa da Oracle.
"A menos que seja absolutamente necessário operar o Java em navegadores, desabilitem-no", afirmou o Departamento de Segurança Interna no próprio site.
A produtora de software disponibilizou uma atualização para o Java no domingo (13), dias depois que o governo fez o primeiro alerta sobre o software, afirmando que defeitos no programa estavam abrindo brechas para roubo de identidade e outros crimes.
Especialistas em segurança alertaram que os computadores que operam com Java nos navegadores podem ser alvos de criminosos que roubam números de cartões de crédito e cometem outros tipos de crime de computação.
A plataforma de software Java, criada na metade dos anos 90, permite que desenvolvedores escrevam códigos de software que funcionam tanto em computadores com o Windows quanto nos Macs, da Apple, e nas máquinas que rodam o Linux.
Embora alguns especialistas venham alertando há muito tempo que o software tem falhas, o Java começou a receber mais críticas em 2012, depois de problemas de segurança surgidos em agosto.
"Não é como se o Java tivesse ficado inseguro de repente. É inseguro há anos", disse Charlie Miller, engenheiro de computação do Twitter ex-consultor de segurança de grandes empresas e ex-analista do Departamento de Segurança Interna.
O Java foi responsável por 50% dos ataques cibernéticos em que hackers invadiram computadores explorando vulnerabilidades no software, em 2012, de acordo com a Kaspersky Lab.
O interesse público no tema cresceu rapidamente na semana passada quando o Departamento de Segurança Interna aconselhou o público a deixar de usar o Java e os usuários começaram a buscar informações sobre como seguir o alerta.
Você tem o Ubuntu e utiliza o Java da Oracle?
Se você utiliza o Ubuntu e tem o Java da Oracle instalado através do artigo link seguinte, então desinstalar o Java da Oracle é muito simples. Você continuará na mesma a ter acesso às aplicações e sites feitos em Java, através do OpenJDK, que é o Java construído pela comunidade.
Simplesmente abra o terminal e escreva o comando seguinte:
Tal como referido, depois de remover este pacote o seu sistema começa a utiilzar o OpenJDK para que as aplicações e sites feitos em Java continuem a funcionar. O OpenJDK é também Java, mas é feito livremente pela comunidade que o mantém sempre atualizado.
Apesar do OpenJDK ser algo bastante bom, há sites, nomeadamente sites de bancos do Brasil que exigem versões específicas do Java da Oracle, o que significa que eles não irão aceitar o OpenJDK. Isso é mau? É claro que é mau para si, pois não poderá aceder. Mas você preferiria aceder ao banco de forma insegura? Provavelmente não!
Portanto, quem tiver estes problemas de acesso a sites que exigem o Java da Oracle, considerem mandar um mail ao vosso banco a pedir para reformularem a maneira como ele disponibiliza o site. Só com muitas chamadas de atenção é que os bancos farão alguma coisa. Felizmente o meu não exige nada!