Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:23 Pesquisa avançada

Webcam não funciona em nenhum programa praticamente

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Webcam não funciona em nenhum programa praticamente

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 29 de Janeiro 2013, 16:59

Luis, você é genial! Sinto que estamos quase a resolver o mistério! :D
Esses comandos pelo terminal me serão úteis enquanto eu não achar solução para a GUI.

Ao executar o comando que você me sugeriu, uma surpresa: abriu a imagem da minha placa de captura de vídeo. Ou seja, o /dev/video0 é a minha placa de captura analógica e o /dev/video1 é a minha webcam. Penso se o problema com os programas não será conflito entre os dispositivos. Bem, ao abrir depois o /dev/video1, sem nenhuma surpresa, ela está funcionando. Agora só terei que aprender a usar os comandos do terminal.

Obrigado, Luis Cardoso! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Janeiro 2013, 17:02

Experimente procurar nas configurações dos programas (que você quer usar) onde está definida a webCam e veja se está a aceder ao video0 ou video1. Há vários programas que permitem escolher isso. Um deles é o próprio plugin do gTalk que permite fazer hangouts da Google! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 29 de Janeiro 2013, 17:15

Eis a questão, Claudio: a webcam está funcionando e no Skype ela liga. Só no Skype!

Tentei agora gravar um vídeo no Google+ e não deu. Tento tirar foto, menos ainda. Tento tirar foto no Facebook, também não dá... Os programas como Cheese, GUVCView, etc., simplesmente não abrem, me impedindo de configurá-los ou escolher o dispositivo.

Eu não sei porque está acontecendo isso. Eu já notava isso quando tentava afinar meu violão pelo afinador do site Cifra Club e não conseguia, como se o afinador (feito em flash) travasse, sem mesmo ter iniciado. :(
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Janeiro 2013, 17:21

No Cheese tem uma opção que você pode escolher qual a Câmara, procure-a e altere! No Google também existe uma opção para escolher qual a câmara, escolha outra!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 29 de Janeiro 2013, 17:42

Claudio, eu já disse, os programas de webcam simplesmente não abrem! Não executam. Depois aparece a janelinha de erro do Ubuntu, perguntando se quero mandar relatório de erros.

O do Google, eu abro as opções e ele congela. No caso, qualquer app flash de qualquer site que seja pra usar a webcam e microfone. O problema é aí, mas não tem a ver diretamente com a minha webcam. É algum erro de configuração que eu não consigo alterar. Ao menos pela GUI.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Janeiro 2013, 17:52

Você usa a WebCam0 para alguma coisa? se calhar a remoção irá resolver o problema!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 29 de Janeiro 2013, 22:46

rodrigo_sabbat (29-01-2013, 15:59) escreveu:Luis, você é genial! Sinto que estamos quase a resolver o mistério! :D
Esses comandos pelo terminal me serão úteis enquanto eu não achar solução para a GUI.

Ao executar o comando que você me sugeriu, uma surpresa: abriu a imagem da minha placa de captura de vídeo. Ou seja, o /dev/video0 é a minha placa de captura analógica e o /dev/video1 é a minha webcam. Penso se o problema com os programas não será conflito entre os dispositivos. Bem, ao abrir depois o /dev/video1, sem nenhuma surpresa, ela está funcionando. Agora só terei que aprender a usar os comandos do terminal.

Obrigado, Luis Cardoso! :yeah:

É bem possível que a /dev/video0 esteja a criar algum conflito mandando as aplicações abaixo! Penso que o Skype use uma configuração semelhante à do comando que lhe passei, e por isso é que ele funciona!

Se houver alguma maneira de contornar isto, é que era fantástico!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 30 de Janeiro 2013, 0:29

Rapazes, não sei o que exatamente aconteceu, mas, agora a webcam está funcionando. Não me perguntem por quê, pois não fiz nada depois do meu último comentário no fórum. Porém, notei um pequeno problema: o programa TVtime (que eu uso pra assistir e gravar TV com minha placa de captura) agora está mostrando a imagem da webcam. Nas configurações eu não estou conseguindo alterar... O meu Ubuntu tá doido, gente! :lol:

E agora?
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 30 de Janeiro 2013, 0:39

Agora de alguma maneira tem de pôr o tal programa de TV a apontar para /dev/video0 :\

Para trocar veja aqui:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1404853
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 30 de Janeiro 2013, 0:47

Claudio, não sei como, mas agora "dev/video0" é a webcam e "dev/video1" é a placa de captura. 8|

No programa TVtime é bem fácil a configuração, mas agora não encontra a placa. Só aparece Camera1 que é a webcam. Eu tentei fazer isso pelos arquivos de configuração da pasta de usuário, mas, nenhuma configuração relacionada ao dispositivo de entrada. :\
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais