É unânime uma característica dos drivers das placas de vídeo Intel: são os melhores drivers que há em relação aos da concorrência. A intel trabalha muito com as comunidades Linux, e desde há muitos anos que tem apresentado sempre drivers excelente para Linux. Aliás, o meu computador anterior, que comprei há 7 anos atrás (altura em que o Linux estava longe de ser tão fácil como é agora), eu simplesmente instalei o Ubuntu e usufrui. Não precisei de instalar driver algum. Porquê? tinha uma placa de vídeo Intel!
Os drivers das placas de vídeo intel, na generalidade dos casos vêm já prontos a funcionar. Houve há dois ou 3 anos atrás um modelo de placas de vídeo que caía na blacklist que o Ubuntu trazia. Sinceramente nunca percebi muito bem porquê, mas creio que desde então tudo isso foi resolvido também.
Portanto se precisa de instalar alguma coisa para os drivers da Intel? Duvido muito. No entanto,
este repositório inclui (normalmente!) drivers mais atualizados, pode experimentar adicioná-lo e atualizar o seu Ubuntu (dica aplicável apenas para o Ubuntu 12.04):
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update
No entanto não tenho muitas expectativas de que vá fazer diferença primeiro porque poderia fazer mais diferente em hardware atualizado e segundo porque você diz que consegue ter o youtube a funcionar.
Em todo o caso, há sugestões de resolução (um pouco complexas para os utilizadores iniciantes) que talvez funcionem. Dê uma vista de olhos: