O baratíssimo computador com Linux conhecido como Raspberry Pi ($25/$35 Dólares nos EUA) está cada vez mais evidente como um dos maiores cases de sucesso de código aberto deste ano.
Ele tem atraído diversos desenvolvedores e pensadores ao redor do mundo. Tem até um supercomputador composto por vários dispositivos Pi amarrado com peças de Lego.
O mercado de educação sempre representou um ambiente natural para dispositivos Raspberry Pi, e esta semana, ficamos sabendo que o Google está dando 15.000 dispositivos Pi para escolas do Reino Unido. A notícia sobre o presente do Google para escolas no blog TreeHugger destaca:
"Apesar de alguns questionarem o presente do Google, observando que a influência das grandes corporações devem ser mantida fora da sala de aula, outros percebem o quão importante é fazer com que as crianças se interessem pela ciência da computação, para que os ganhos no setor não diminuam na próxima geração."
Na verdade, Eric Schmidt do Google começou a prometer dispositivos Pi para escolas do Reino Unido por onde andara desde maio do ano passado. "Reiniciar a educação em ciência da computação não é simples" , disse Schmidt, em um evento em Londres, de acordo com a BBC. "Descartar o currículo existente foi um bom primeiro passo -. Equivalente a tirar o plug da parede. A questão agora é como ligar."
O New York Times também publicou uma retrospectiva exaustiva sobre a rápida ascensão do Pi Raspberry esta semana. "A Raspberry Pi Foundation começou a vender os computadores em fevereiro do ano passado" , o Times observou. "Eles logo não teriam mais em estoque."
A influência Raspberry Pi tem sido tão grande que há inclusive projetos atuais que funcionam bem e com uma qualidade gráfica incrível (utilizando 1080p inclusive). Um dos maiores exemplos é o excelente sistema livre XBMC apresentado aqui e demonstrado através deste pequeno computador:
Quem teria pensado que um dispositivo de tamanho de cartão de crédito, rodando Linux, disponível quase de graça, teria um impacto tão profundo? A Raspberry Pi. Essa história esta apenas começando.