Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 23:52 Pesquisa avançada

Google paga 60.000.000€ para indexar notícias francesas!

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Google paga 60.000.000€ para indexar notícias francesas!

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 5:36

François Hollande e o presidente da Google, Eric Schmidt
A Google e a França assinaram, esta sexta-feira, um acordo sobre conteúdos de jornais. Na prática, o gigante da informática paga 60 milhões de euros para continuar a indexar notícias no motor de busca. Em troca, o governo de Hollande não avança com o projeto de lei que obrigaria a Google a pagar conteúdos publicados no portal.

O "acordo é bom para a imprensa francesa e bom para a Google", disse François Hollande, no final de uma cerimónia no Palácio do Eliseu que reuniu o presidente da França, o presidente do Google, Eric Schmidt, e representantes dos editores franceses.

No entanto, a verba que a Google vai entregar ao Estado francês não será injetada diretamente na imprensa francesa. Destina-se a um fundo para o desenvolvimento de negócios digitais dos jornais e revistas.

Recorde-se que a imprensa francesa tem vindo a pressionar a Google no sentido de pagar pelo uso de conteúdos produzidos pelos media.

O motor de busca sempre se opôs a qualquer tipo de regulamentação, argumentando que até dirigia os utilizadores para os sites dos jornais, quando estes entravam nas notícias a partir das pesquisas efetuadas ou através do Google News.

Hollande tinha já avisado, o ano passado, que avançaria com um projeto de lei caso não houvesse acordo entre a Google e a Associação de Imprensa Política e Geral.

O acordo assinado esta sexta-feira é inédito e deverá ter repercussão noutras partes do mundo.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Google paga 60.000.000€ para indexar notícias francesas!

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 14:43

Poxa, Google. Poxa, França. Poxa, UE(?). :(
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 14:50

Por acaso tenho ideia esta ideia veio originalmente dos jornais brasileiros. Ou melhor, a primeira vez que ouvi dizer que havia jornais que queriam ganhar dinheiro com a Google foi de notícias do Brasil.

Na minha opinião a Google devia simplesmente tirá-los da indexação! Aliás, cada site pode fazer isso mesmo! O Ubuntued tem várias zonas que proíbem a Google de indexar e qualquer programador sabe muito bem fazer isso. E se a Google os tirasse vocês iam ver se os sites não voltavam! Há muito tráfego gerado pelo Google News, principalmente agora com os Smartphones. Tenho a certeza que muitos sites de notícias iam à falência se a Google os retirasse!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 15:07

Agora só falta saber se vai acontecer em portugal
nuno_nunes

Mensagempor Ron Alon » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 4:37

Claudio Novais (02-02-2013, 13:50) escreveu:Por acaso tenho ideia esta ideia veio originalmente dos jornais brasileiros. Ou melhor, a primeira vez que ouvi dizer que havia jornais que queriam ganhar dinheiro com a Google foi de notícias do Brasil.

Na minha opinião a Google devia simplesmente tirá-los da indexação! Aliás, cada site pode fazer isso mesmo! O Ubuntued tem várias zonas que proíbem a Google de indexar e qualquer programador sabe muito bem fazer isso. E se a Google os tirasse vocês iam ver se os sites não voltavam! Há muito tráfego gerado pelo Google News, principalmente agora com os Smartphones. Tenho a certeza que muitos sites de notícias iam à falência se a Google os retirasse!

A primeira que ouvi veio da França.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 4:51

O certo é que o Brasil vai pelo mesmo caminho. A google acabou de assinar um quota que todos os países vão pedir.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 8:31

Claudio Novais (03-02-2013, 3:51) escreveu:O certo é que o Brasil vai pelo mesmo caminho. A google acabou de assinar um quota que todos os países vão pedir.

Agora vão todos a procura da galinha dos ovos de ouro
nuno_nunes

Mensagempor Jeferson Oliveira » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 9:27

Olhem por outro lado, agora o Google pode simplesmente publicar a noticia integralmente no seu site e nos Smartfones mencionando a fonte como bem entender ao Google , já que ele está pagando por isso. A mídia está dando uma carta branca ao Google, mesmo que o acordo seja só indexar provavelmente o Google fará isso lentamente sem as mídias perceberem de fato, quando se queixarem do uso indevido novamente simplesmente podem tirar do motor de busca e de noticias, o que futuramente será prejudicial aos sites de noticias, uma vez que o Google noticias se torna cada vez mais popular. Os diretores do Google não darão ponto sem nó, pode ter certeza !
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 14:17

Hmmm.... Tenho as minhas dúvidas que seja assim Jeferson, a questão dos direitos de autor é sempre levada muito em conta e não adianta pagar para que uma lei não seja aplicada. Duvido que copiem a notícia integralmente.

No entanto, que você tem razão nisso de dizer que cada vez mais o Google NEws é mais relevante, isso não tenho dúvidas. Cada vez é, sim, maior. E portanto é esperar mais um pouco para que a relevância deste serviço seja ainda maior para depois fazerem o que quiserem. Faz sentido!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 21:01

Claudio Novais (04-02-2013, 13:17) escreveu:Hmmm.... Tenho as minhas dúvidas que seja assim Jeferson, a questão dos direitos de autor é sempre levada muito em conta e não adianta pagar para que uma lei não seja aplicada. Duvido que copiem a notícia integralmente.

No entanto, que você tem razão nisso de dizer que cada vez mais o Google NEws é mais relevante, isso não tenho dúvidas. Cada vez é, sim, maior. E portanto é esperar mais um pouco para que a relevância deste serviço seja ainda maior para depois fazerem o que quiserem. Faz sentido!

Pois o monopolio na maior :S
nuno_nunes

Voltar para Notícias Gerais