Canonical vai tentar fazer do Ubuntu 13.04 sua melhor versão e uma das maneiras de fazer isso é através da melhoria do Dash e suas funcionalidades online. Todo mundo se lembra do alvoroço que foi quando a Canonical anunciou que as pesquisas Dash seriam online, especialmente na lente Home.
Apesar das controvérsias eles continuaram caminhando neste sentido, e para acalmar os comentários incorporaram um "kill switch" para todas as pesquisas online, mas essa decisão foi recebida com um certo ceticismo, porque a opção de busca on-line através do Dash é ativada por padrão.
A Canonical publicou um documento em que descreve como a busca no Ubuntu 13,04 (Raring Ringtail) irá funcionar. Eles o chamaram de projeto "100 Scopes" .
"Ubuntu vai incluir muitas novas lentes, e muitas mais virão no futuro, como parte do projeto "100 Scopes" . O Dash agora vai receber e enviar informações de um servidor central e assim responde as consultas de forma mais rápida. Tornando do Dash mais eficiente através da colaboração da comunidade com lentes e dados de uso. "Como antes, o Dash pode ser restringido, para não incluir qualquer conteúdo online ou contribuição nas configurações do sistema de privacidade" , afirma o documento.
Entre todas as informações importantes publicadas neste documento, o maior interesse do os usuários do Ubuntu é em relação às questões de privacidade.
O processo de envio dos dados relevantes para o servidor da Canonical tem sido descrita de forma bem detalhada, mas o que vai certamente atrair a atenção é a decisão de enviar informação geográfica.
Isto faz sentido, de certa forma, se você estiver procurando por um produto na Amazon, por exemplo, mas as pessoas podem ver isso como uma violação de privacidade. Canonical tem assegurado aos usuários que seus dados não serão divulgados para empresas de terceiros e ainda que serão tratados com o máximo cuidado.
Distribuições depois da 13.04 vão reunir ainda mais informações, como quanto tempo os resultados foram na tela para, resultados de contagem, duração do clique, contagem de clique em resultados,posição do clique, e muitas outras informações.
Mais detalhes sobre este "100 Scopes" projeto pode ser encontrada no Ubuntu oficial Wiki.