Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:32 Pesquisa avançada

Ubuntu nem com X.org, nem Wayland?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu nem com X.org, nem Wayland?

Mensagempor Jeferson Oliveira » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 22:19

Penso eu também, que o Wayland ainda está muito verde e o X.org um pouco ultrapassado. Entretanto a Canonical poderia criar um servidor gráfico otimizado baseado no X.org, e de modo que possa ser usado também em outras distribuições, diferentemente do que ela fez com o Unity.
Infelizmente temos que esperar para ver o que realmente vai acontecer, as vezes antecipar os fatos pode estragar uma surpresa boa XD
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 22:22

Jeferson, tendo em conta que a Canonical produz as suas coisas sob licenças open-source, pode-se sempre levar para qualquer outra disto. Aliás, há quem diga que o Unity é bem mais rápido nas outras distros que no Ubuntu. 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thiago » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 22:39

Embora seja algo coerente o que a Canonical está dizendo sobre isso tudo, porém, no entanto ela não tem capacidade para alterar as coisas assim de uma hora para outra.

As novidades na qual ela lança são extremamente instáveis em suas versões supostamente estáveis.

O 12.10 mesmo, nunca vi uma versão do ubuntu, desde a versão 8.04 que utilizo tão instável, tão pesada, tão cheia de bugs.

Seria interessante sim a Canonical produzir algo para seu próprio uso, assim como foi o unity, porém liberar como versão estável sem ser estável é loucura e falta de profissionalismo!

Espero que eles tomem uma decisão consciente em relação a tudo isso :s
Thiago

Mensagempor AmmonMa » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 22:40

Só eu vejo alguma coisa boa vindo dai?

Acho que tem que entender um pouco a estratégia da canonical. Eles querem ser mais um player nesse mercado então é "go big or go broke"... não tem jeito, do ponto de vista técnico até pode ser demasiado arriscado, mas a nossa cultura como usuários linux ja subentende a usar o que mais nos agrada e trocar de interface como quem troca de roupa. Não somos nós que a canonical está mirando.

O que mais me preocupa é que a canonical não tem equipe para isso,será um esforço que a equipe terá de dar para polir tudo isso.

Nota-se que a essa altura do campeonato com o mercado hiper saturado e concorrido, importa para a canonical shipar e apresentar novidades, atirar mesmo... é triste dizer, mas não tem nada de errado deles jogarem a carta da microsoft e um possível rolling release pode ser a solução de muitos problemas que o ubuntu vem enfrentando

Eu ja falei isso a muito tempo e vou repetir. Do ponto de vista de negócios, eles até dão uns tropeços é verdade mas o mindset/modelo/estratégia, esse está certinho. Shuttleworth pode até ser egocêntrico, afobado e sonhador demais, mas ele é muito inteligente e essa imagem que ele quer se colocar de "Steve Jobs 2.0" pode dar muito certo.
AmmonMa

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 23:15

Claudio Novais (04-02-2013, 19:48) escreveu:Eu já começo a perder a conta dos forks, da divisão de águas que a Canonical anda a fazer. É claro que é preciso inovação, mas porque não inovar realmente em conjunto com os programadores em vez de fazer forks!? Foi o Unity, foi o FFmpeg, é agora o gestor, foi as notificações do sistema. Eles andam a exagerar com a quantidade de divisões na comunidade :|

Eles começam a andar agua muito turvas ou completamente cegos
nuno_nunes

Anterior

Voltar para Notícias