Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:36 Pesquisa avançada

GNOME recomenda uso de JavaScript para novos programas

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

GNOME recomenda uso de JavaScript para novos programas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Fevereiro 2013, 23:21

Durante a GNOME Developer Experience Hackfest na semana passada, em Bruxelas, os desenvolvedores do GNOME decidiram recomendar a linguagem JavaScript como a nova e potencial melhor linguagem para criação de aplicações para o GNOME. Quem diria, uma linguagem de script que adicionava efeitos e recursos extras nas páginas da web sendo usada para desenvolver aplicativos desktop.

Nos últimos anos estamos vendo grandes mudanças na área. Com os sistemas operacionais mobile é comum o conceito de "webapp", um "aplicativo web", feito com HTML, CSS e JavaScript. Até mesmo alguns sistemas operacionais tidos como conservadores e fechados passaram a adotar o formato, como o Windows (o Windows 8 e RT suportam aplicativos feitos com HTML/CSS/JavaScript).

A linguagem JavaScript já é usada em alguns elementos do GNOME Shell e GNOME Documents. Ultimamente a leitura do código está bem mais rápida e eficiente. A facilidade no port dos códigos também é um ponto a favor da linguagem, já que não há dependência de bibliotecas essenciais: a JavaScript já contém praticamente todo o necessário.

O apoio oficial dos desenvolvedores não indica de forma alguma o fim das outras linguagens nem dos apps tradicionais compilados em C/C++: JavaScript será uma prioridade, mas está longe de ser a única linguagem permitida. Para as bibliotecas a recomendação ainda é usar C.

Aos poucos os voluntários irão atualizar os manuais, guias e sistemas de referência de código para priorizar JavaScript, facilitando a criação de aplicativos para o ambiente nesta linguagem. Provavelmente isso facilitará a entrada de novos desenvolvedores, possibilitando uma série bem diferente e interessante de aplicativos.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: GNOME recomenda uso de JavaScript para novos programas

Mensagempor AmmonMa » Ter, 5 de Fevereiro 2013, 23:31

sudo apt-get install gnome-shell gnome-session gnome-tweak-tool

Sem mais...

edit:

Falando sério agora, javascript é uma linguagem estranha para quem está acostumado com OO... é muito fácil escrever um péssimo javascript e são poucos os hipster malucos...(quero dizer) programadores que conseguem escrever um bom javascript, o meu javascript é uma droga e eu tenho ciência disso (razão pela qual levanto com vontade a bandeira do dart).

Enfim, preocupações a parte, javascript ta crescendo cada vez mais e mais. Isso e soluções como o node.js me animam com o futuro dessa linguagem.

Javascript é o futuro? Será?

Edit, parte 2 "a revanche":Se eu não me engano a unity também tem alguma coisa com javascript não? Aquela coisa voltada pra parte de webapps.
AmmonMa

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 5 de Fevereiro 2013, 23:44

Como eu vi recentemente, quando andava a explorar alguns tutoriais de Webkit e Gtk, o Gnome 3 não é nada mais, nada menos, que um «Ambiente Online» (foi como o descreveram). Porque se repararem o Gtk3 não é mais do que Gtk2 com Webkit. E se formos ver bem, porque razão os temas para ambientes puramente Gtk3 não têm apenas a componente Gtk3 e vêm com a Gtk2 por arrasto? Porque nem tudo no Gnome 3 ainda está completamente adaptado à fusão Gtk+Webkit.

Aliás, segundo vi nesse tutorial/palestra, é possível criar o aspecto do Gnome-shell através de Gtk2+Webkit, com os CSS e JS tal como o Gnome 3 faz. O que a equipa do Gnome fez, foi facilitar essa programação toda em Gtk2 e Webkit que teria de ser feita em separado!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 18:20

Confesso que não li ainda a documentação para saber se somente a linguagem é recomendada, ou se o interpretador é o mesmo dos browses. Mas levando em consideração a bagunça que pode-se fazer com essa linguagem da muito medo mesmo. Mas se for possível usar o JQuery como usamos na Web, todos esses problemas e medos se acabam. O JQuery mudou a cara do javascript, o qual sempre odiei (aquela coisa de fazer para todos os browsers e funcionar também no IE6). Esse framework deu ao Javascript um profissionalismo que achava nunca ser possível. Se puder usar Jquery eu apóio totalmente.

marcos.vargens

Mensagempor Bitetti » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 18:53

sinais do 2012 estão ai.
Mesmo q Javascript rodar bem em ambientes q n sejam os navegadores, ainda é uma das mais eficazes em gerar POG.
Bitetti

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 19:47

Bitetti (07-02-2013, 17:53) escreveu:sinais do 2012 estão ai.
Mesmo q Javascript rodar bem em ambientes q n sejam os navegadores, ainda é uma das mais eficazes em gerar POG.

Acho que não existe essa sigla no mundo do javascript :desdentado:

marcos.vargens

Mensagempor Registeel » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 19:49

Se uma mera página web pode tornar todo o seu sistema lerdo se for mau codificada, imagine dezenas de aplicações desktop, cada qual com sua instância de código consumindo alguns megabytes de memória.

Se bem que dá pra colocar a JVM pra processar ECMA Script também, mas em termos de performance não resolve muito, só piora.

O GNOME tá andando pra trás.
Registeel

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 19:52

Não acho Registeel! O Gnome-Shell já é, de uma forma geral, HTML! Você não gosta? Eu acho-o muito bom.

Aliás, só ainda uso o Unity pois ainda não há um Global-Menu para o Gnome-Shell. Quando existir eu vou ser dos primeiros a migrar :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Registeel » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 20:31

Eu usei o Gnome até a versão 2, mas certos bugs me tiravam do sério, coisas mínimas como janelas que não redimensionavam. No Ubuntu mesmo, algumas janelas da aplicação 'Ferramentas de Rede' não redimensionam. E continua assim na versão 12.04 (link para o bug https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=654117)

Configuração por configuração, aprendi a configurar o XFCE e o Fluxbox e não tenho mais do que reclamar.

Muito embora tenha de manter as bibliotecas do GNOME pra usar algumas aplicações.
Registeel

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 20:34

Não redimensiona ou redimensiona mal? Aqui [no Unity] redimensiona como uma aplicação normal:

Em todo o caso, deve ter em atenção que certas aplicações, no código delas, proíbem o redimensionamento. Mas isso é por opção do programador e nada tem a ver com o Gnome :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias