Enquanto o kernel do Linux 3.8 ainda nem foi lançado, várias das novas e notáveis características previstas para serem incluídas no kernel do Linux 3.9 já são conhecidas.
Outros recursos do kernel Linux 3.9 serão divulgados logo que o merge de produção do kernel 3.8 for fechado nas próximas semanas, e a árvore de desenvolvimento da próxima versão estiver finalizada.
Mas de entre as mudanças que já estão prestes a serem iniciadas, podemos citar:
- Travamento do kernel em modo de configuração: a correção deste problema veio como cortesia da Intel. As mudanças foram realizadas para evitar o bloqueio de funções KMS que ocasiovavam no travamento do sistema. Então, este não é um final muito bonito para o problema, porém, é uma importante melhoria da infraestrutura de KMS / DRM.
- A Intel realizou uma otimização no-reloc, que proporcionará uma melhoria no desempenho do sistema para determinadas tarefas.
- Criação de novos drivers open-source Radeon com suporte para a GPU AMD HD 8000 series. A linha de hardware Radeon HD 8000 não foi lançada ainda, mas as alterações de drivers necessárias para o correto funcionamento do driver da GPU não são muito diferentes do HD 7000 series, e, sendo assim, a AMD resolveu desenvolver logo o código para esta linha.
- Outras melhorias no DRM para Radeon, incluindo uma retrabalho sobre a forma como o hardware da GPU é tratado e uma recompilação do ioctl.
- Novos planos de drivers de apoio para componentes NVIDIA Tegra.
- Melhor suporte para processadores Intel Haswell que devem ser lançados em um futuro próximo. Além de outras mudanças nos drives para DRM e i965.
- Drivers para discos SSD EnhanceIO.
- Maior apoio para Chromebooks do Google, incluindo o Samsung Series 5 Chromebook com seus processadores Exynos 5 Dual Core (Cortex-A15) ARM SoC.
- Suporte de compressão do kernel.
- Suporte para processadores embarcados Synopsys CPU ARC.
- Suporte inicial para Intel Avoton.
- Suporte inicial para o Tegra da NVIDIA 4 (Wayne) Cortex-A15 SoC.
- Melhorias na ACPI.
- Massivas alterações nos drives de audio Intel HDA e que visam melhorar muito o suporte de audio no Linux.
- Linux Zswap: compressão no espaço de troca do Linux.