No mês passado se espalhou a notícia de que alguns laptops Samsung têm um problema de inicialização do Linux (veja a notícia aqui) usando EFI, e na semana passada o problema começou a parecer ainda pior. Especificamente, parece que agora o Windows pode "corromper" algumas máquinas da fabricante também, o que sugere que não é um bug específico do Linux.
"Eu corrompi um laptop Samsung hoje", escreveu Matthew Garrett, desenvolvedor Linux que também é conhecido por descobrir o problema "Secure Boot" do Windows 8 , em um novo post na sexta-feira. "Ao contrário da maioria dos casos de laptops Samsung recusando-se a inicializar, eu nunca inicializei um Linux nele - todos os experimentos foram realizados com o Windows."
Proteção Parcial
Um pouco de história: este é, aparentemente, um problema que remonta a agosto, quando o usuário de um laptop Samsung informou que a inicialização do Linux através da EFI deixou a máquina completamente sem funcionar. O usuário realmente acabou perdendo não apenas um, mas dois laptops dessa maneira. A Canonical aparentemente informou a Samsung da questão, mas desde a minha última nota ainda não havia previsão para uma atualização que a corrigiria.
Enquanto isso, o criador do Linux, Linus Torvalds, publicou alterações na árvore principal de desenvolvimento do sistema, projetadas para fornecer pelo menos uma proteção parcialcontra o problema, mas estava claro desde o início que não eram uma correção efetiva.