Calendário de publicações:
- 01 de Dezembro de 2011: Ubuntu 12.04 Alpha 1
- 02 de Fevereiro de 2012: Ubuntu 12.04 Alpha 2
- 01 de Março de 2012: Ubuntu 12.04 Beta 1
- 29 de Março de 2012: Ubuntu 12.04 Beta 2
- 19 de Abril de 2012: Ubuntu 12.04 Release Candidate
- 26 de Abril de 2012: Ubuntu 12.04 Versão final
- 23 de Agosto de 2012: Ubuntu 12.04.1 LTS Precise Pangolin
- 31 de Janeiro de 2013: Ubuntu 12.04.2 LTS Precise Pangolin
- 15 de Agosto de 2013: Ubuntu 12.04.3 LTS Precise Pangolin
- 24 de Janeiro de 2014: Ubuntu 12.04.4 LTS Precise Pangolin
Mascote:
A mascote deste Ubuntu 12.04 chama-se Precise Pangolin, um mamífero asiático, com características muito peculiares que transmitem os objetivos deste Ubuntu que será LTS (LTS significa que terá um suporte alargado: até Abril de 2015 para o caso do Ubuntu normal e Abril 2017 para o Ubuntu para Servidores): segurança, como este pequeno animal transmite, pois tem um escudo (pele em lascas) muito forte; e uma característica interessante de defesa em relação a leões, o que pode induzir a algumas analogias como em relação à mascote do último MacOS que é um leão!
Existe um tópico de discussão sobre esta mascote, onde pode encontrar alguns links e imagens referentes a este pequeno e peculiar mamífero asiático:
Como instalar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin?
Atualmente ainda não existe nenhuma versão concreta do Ubuntu 12.04 (tal como pode ver pela calendarização acima). No entanto, pode já fazer download do ficheiro .iso da versão DailyBuild. Esta versão, tal como o nome em inglês indica, é a versão construida diariamente com as modificações realizadas diariamente.
Esta versão do Ubuntu é então bastante instável e por isso não é recomendável a computadores de produção. Mesmo assim, se quer experimentar esta nova versão, pode fazer download dela aqui:
Factos:
- O Novo Ubuntu 12.04 Precise Pangolin trará novas Overlay Scrollbars que podem já ser experimentadas (atenção que ainda estão em desenvolvimento/testes). Elas contarão com umas mudanças subtis, nomeadamente timeouts diferentes (inclusive o tempo de aparecimento aquando do mouse se mover para a direção delas), clique no botão do meio põe a localização nesse sítio, bem como um visual e animações um pouco diferentes!
Para mais informações, veja o vídeo e o link seguintes: - Banshee, Tomboy e Mono deixarão de estar presentes na instalação base do ubuntu.
- Rhythmbox será o reprodutor de música.
- A .iso do Ubuntu será de 750MB! A razão, pelo que parece, deste aumento de 50MB (apenas!) serve para não abusarem a pôr pacotes desnecessários.
- A partir de agora a versão 64Bits será finalmente recomendada para quem tem computadores com essa arquitetura!
- O lightDM terá o fundo igual ao Wallpaper do Ubuntu logado;
- O centro de software do Ubuntu terá muitas funcionalidades novas, nomeadamente vídeos, novas categorias e plugins;
- PiTiVi video editor, GNOME Sushi e GNOME Documents foram rejeitados na integração deste Ubuntu;
- O ubuntu trará o GTK3.4, ou seja, o Gnome 3.4
- FreeRDP e Remmina vão substituir o rdesktop e o vinagre.
Suposições:
- Segundo Mark Shuttleworth, o fundador do Ubuntu, este próximo Ubuntu irá focar-se no polimento das versões anteriores para chegar a algo sólido, seguro e com boa performance. Esta afirmação é um pouco óbvia, visto que normalmente (e foi o que aconteceu), as versões não LTS servem para experimentar novos softwares que, depois de maduros são integrados nas versões LTS. Assim, no Ubuntu 11.04 e 11.10, por exemplo, o Unity foi bem explorado e, por isso, espera-se uma estabilidade sólida no Ubuntu 12.04, outros softwares serão também mais amadurecidos para melhor integrarem-se com o utilizador final.
O que significa então tudo isto? Bem, se houver novidades de aplicações extra, serão poucas, pois nestes próximos 6 meses os programadores do Ubuntu quererão apenas polir o atual Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot de forma a trazer uma versão bem mais estável e, preferencialmente, bem mais rápida (que, diga-se, nos últimos Ubuntus, tem sido bastante afetada na negativa). - Provavelmente o Rhythmbox substituirá o Banshee que é já sabido que vai sair!
- Uma outra suposição, talvez a mais apetecível, será uma melhoria significativa no visual do Ubuntu, através de novos ícones! É já conhecida a parceria existente entre a Canonical ("dona" do Ubuntu) e uma empresa de design que já trabalhou para grandes empresas como a Apple, Google, Sony, entre muitas outras. Os primeiros resultados estão à vista no link abaixo e na imagem abaixo:
Referências:
- Expected Changes In Ubuntu 12.04 Precise Pangolin (UDS-P In Brief) ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog
- Ubuntu 12.04 LTS online já? | Ubuntu Dicas
- Calendario publicación para Ubuntu 12.04 LTS | Ubuntizando el planeta #Ubuntu #Linux y #Geek
- Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – em Máquina Virtual - André Gondim | André Gondim
- Próximo Ubuntu: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin : Notícias
- Serão estes os novos ícones do Ubuntu? : Notícias
- Próximas Overlay Scrollbars do Ubuntu 12.04 : Notícias