Sinceramente!? Acho que não!
Repare, dantes (e ainda agora) as empresas de jogos tinham de ter distribuidores GULOSAS para poderem vender os seus CDs dos jogos.
Agora os jogos cada vez mais são comercializados de forma direta. Repare-se no steam. A compra é direta o lucro vai 100% para a Valve (exceto possíveis impostos claro). Ou seja, antes as publicidades eram sobre lucros que estariam provavelmente nos 5% ou 10% do valor final. Agora elas são feitas sobre os 100%.
Outro pormenor: toda esta publicidade não tem qualquer custo associado. Eles têm uma comunidade e portanto esta publicidade está a ser feita diretamente à comunidade.
Por fim, e o mais importante no história do marketing da Valve: esta empresa sabe muito bem da exclusividade que ela está a ser e conhece bem a quantidade gigante de sites como o Ubuntued que têm todo o gosto em fazer alguma publicidade de graça pela excelência de terem apostado no Linux. Significa portanto que eles conseguem atingir um ENORME número de utilizadores sem gastar qualquer valor monetário em publicidade.
Sobre estes descontos!? Bom, visto que esta publicidade tornou-se rapidamente viral provavelmente com os descontos venderam 5 ou 10 vezes mais que o normal. Tendo em conta que a maioria dos jogos está a 50% de desconto, o lucro é bem superior à normalidade diária do steam.