Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 23:45 Pesquisa avançada

Raspbmc: distribuição-MediaCenter para o Raspberry Pi

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Raspbmc: distribuição-MediaCenter para o Raspberry Pi

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 14 de Fevereiro 2013, 1:33

Raspbmc: distribuição que transforma o Raspberry Pi em media center lança sua primeira versão estável

O Raspbmc, construído ao redor do XBMC 12 para rodar no diminuto Raspberry Pi (que custa apenas $35 dollars) um media center capaz de exibir conteúdo HD 1080p, lançou sua primeira versão estável.

Os desenvolvedores destacam que o sistema pode ser instalado em um cartão SD ou pen drive facilmente, mesmo a partir do Windows e sem conhecimento prévio de Linux.

Fonte: Br-Linux e H-Online

nuno_nunes

Re: Raspbmc: distribuição-MediaCenter para o Raspberry Pi

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Fevereiro 2013, 15:54

Imagem

O Raspbmc, um projeto media center opensource, lançou sua primeira versão estável. A distribuição é baseada na versão 1.0 do XBMC  12  e transforma o mini computador Raspberry Pi de $ 35 em um centro de entretenimento HD. De acordo com a equipe de desenvolvimento, Raspbmc pode ser facilmente instalado em um pendrive ou um cartão SD, mesmo sem experiência prévia no GNU/Linux.

O Raspberry Pi pode ser conectado diretamente a uma TV com um cabo HDMI e pode, na maioria dos casos, ser alimentado por uma porta USB da TV. Raspbmc atualiza-se automaticamente através da conexão Ethernet inclusa no Raspberry Pi e também pode usar uma conexão Wi-Fi, se o usuário anexar um dongle wireless de acesso suportado pelo dispositivo. O conteúdo pode ser acessado através da LAN,  NFS e SMB e através de AirPlay do iTunes e dispositivos iOS. Como isso inclui streaming, ele transforma o Raspberry Pi em uma alternativa a Apple TV, mas porém em código aberto.

Raspbmc é capaz de decodificar o conteúdo em resolução de 1080p, para a decodificação de vídeo MPEG-2 e VC-1. A Raspberry Pi Foundation está vendendo licenças para permitir a decodificação de hardware destes formatos. Raspbmc também suporta um número de controles remotos e os desenvolvedores também dão instruções para uma solução DIY (Do It Yourself  faça você mesmo) usando um receptor IR na porta GPIO do Raspberry Pi.

Raspbmc 1.0 está disponível para download no site do projeto. Os usuários interessados também podem acessar o código-fonte do projeto de um repositório Subversion.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor j2diniz » Sex, 15 de Fevereiro 2013, 23:21

Olá amigo, gostei da notícia, vou instalar no meu raspberry pi este final de semana mesmo...

Gostaria de saber se possível mais detalhes, se você tiver para me passar... por exemplo: se ele já vem com algum player pra vídeo / musica, qual placa de wireless que posso instalar nele e oq eu preciso para controlar ele remotamente?

Sou programador JAVA e caso tenha alguma coisa em que eu possa ajudar eu estou a disposição em contribuir com a comunidade =D

Obrigado. :doh:

j2diniz

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 15 de Fevereiro 2013, 23:25

Visto que você não tem ideia do estado deste sistema, sugiro que veja este vídeo:

Necessidades concretas? Não sei. No entanto, tenho a certeza que mão de obra é sempre precisa em qualquer projeto Open-Source. Por isso consoante o que quiser, sugiro que contacte as equipas do Raspbmc ou então do XBMC.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor whitexp » Sex, 15 de Fevereiro 2013, 23:26

so foi sair o xbmc com suporte a arm que fizeram uma alternativa mais especifica pro rasperry !

whitexp

Voltar para Notícias Gerais