Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:38 Pesquisa avançada

Enlightenment E18 pode ser lançado ainda este ano

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Enlightenment E18 pode ser lançado ainda este ano

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 16:28

O desenvolvedor por trás do famoso gerenciador de janelas Enlightenment (se não o conhece clique aqui), "Rasterman" , informou que o Enlightenment E18 pode ser lançado no Natal de 2013. Apesar de ter demorado mais de uma década para liberar o Enlightenment E17, ele está vendo a possibilidade de fazer um grande lançamento a cada ano.

No final de janeiro houve o primeiro release de desenvolvimento do E18 e Carsten Haitzler (Rasterman) confirmou na semana passada no FOSDEM 2013 sobre os planos para o próximo grande lançamento e também passou pelos principais características do E17.

Os detalhes importantes para a ação é que os desenvolvedores deste gerenciador de janelas alternativo já estão trabalhando em E18, seu objetivo é liberar EFL 1.8 em abril ou maio (o Enlightenment Foundation Libraries que gerenciam o visual da área de trabalho e janelas), e eles estão a tentar fazer "uma grande liberação por ano." Isso significa que agora poderemos ver o E18 oficialmente antes do Natal.

Enlightenment E18 vai "além desktop" e vai na direção de ser "um gerenciador de janelas para a todos administrar" . Importante ressaltar que a Samsung já se mostrou interessada em apoiar o Enlightenment. E18 também será mais polido e terá mais perfis padrão, o trabalho sobre a minimização do uso de CPU e GPU, usar menos memória física e não causar qualquer troca de disco, e outras formas de preservar o uso de menos energia, a fim de estender a vida útil da bateria de sistemas.

Para aqueles que não usam renderização baseada em GPU, a liberação do próximo Enlightenment tentará entregar uma renderização mais rápida de software e fará uso de vários processadores.

Desenvolvedores do Enlightenment estão ainda trabalhando na integração de suporte para Wayland para proporcionar uma experiência mais eficiente, ser "próximo ou melhor do que o Android" , e oferecer maior segurança. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para o Enlightenment / EFL para que esteja totalmente pronto para o Wayland.

Todos os slides da apresentação sobre o Enlightenment E17 e E18 podem ser descarregados aqui(slides em ODP).

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Enlightenment E18 pode ser lançado ainda este ano

Mensagempor demacdolincoln » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 21:23

depois do lançamento do E17 ZERO vi que tanta atenção dada a este gerenciador de janelas ajudou bastante para que o número de usuários e distros interessadas nele aumentou

o Enlightenment tem tudo para ser um dos ambientes gráficos mais populares
demacdolincoln

Mensagempor Rilson » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 22:43

Só eu que não gosto do visual do E17?
Tem alguma coisa nele que me afasta do sistema, creio que ainda falta um toque de beleza nele.
Mas é mais uma alternativa. :D

Rilson

Mensagempor demacdolincoln » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:13

Rilson (17-02-2013, 21:43) escreveu:Só eu que não gosto do visual do E17?
Tem alguma coisa nele que me afasta do sistema, creio que ainda falta um toque de beleza nele.
Mas é mais uma alternativa. :D

o E17 não dá um padrão de como deve ficar o desktop, isto é necessário para ele pois pode ser usado em diferentes dispositivos; eu mesmo gosto de visuais mais limpos mas creio que coloquem visuais tão poluídos visualmente na divulgação do gerenciador de janelas para mostrar a quantidade de módulos disponíveis

o meu deskmod ainda não está pronto pois preciso baixar os ícones Awoken mas só para ter uma idéia: http://www.enlightenment.org/ss/e-51217 ... 598598.jpg
demacdolincoln

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:15

Exato @Rilson. O que lhe falta acima de tudo é uma mão de designer.

Leveza e potencial gráfico, isso tem. Basta experimentar e ver. Um exemplo de um vídeo para quem não quer instalar:

E17 "Zero" is out now - Review

@demacdolincoln, o seu ponto de vista faz todo o sentido. Faz sentido eles quererem mostrar o potencial!

Entretanto, sobre o seu ambiente será que pode mostrar como ficam as janelas? Outra coisa: já partilhou no tópico dos desktops? :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor demacdolincoln » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:32

@Claudio Novais ainda não compartilhei pois os ícones Awoken fazem uma diferença enorme

quanto às janelas, de fato os designers que fazem os temas para E17 não tem tanto cuidado em deixar um visual mais harmônico com temas GTK, mas mesmo assim existem muitos temas bastante criativos: http://e17-stuff.org/

no meu estou usando o tema padrão do E17 e o tema GTK Mediterranean Dark (mas colocarei outro quando colocar os ícones Awoken, preciso ver a combinação que fique melhor),mas ainda assim, aqui está o Marlin no Bodhi Linux: http://www.enlightenment.org/ss/e-51217 ... 966127.jpg
demacdolincoln

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:48

Sinceramente... não gostei dos temas :| Acho que eles precisavam de pessoal com veia de design como o Cassidy do ElementaryOS ou o Matthieu do Faience.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor demacdolincoln » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:56

Claudio Novais (18-02-2013, 0:48) escreveu:Sinceramente... não gostei dos temas :| Acho que eles precisavam de pessoal com veia de design como o Cassidy do ElementaryOS ou o Matthieu do Faience.

é o que eu falei, falta maior integração com temas GTK

pensam muito no papel de parede e no E17, mas o tema GTK é deixado de lado, lógico que depende do usuário deixar o visual da área de trabalho muito exagerada ou bem fluida, no E17 eu deixo o tema padrão, poucas vezes saí dele justamente por ser um dos menos "exagerados"

seria ótimo de fizessem um tema para o E17 pensando sobre um tema GTK, aí o visual ficaria bem melhor
demacdolincoln

Mensagempor corrosiontears » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 12:36

Eu acho o E17 muito bonito! No meu Aqui não tenho mesmo o que reclamar! Você pode dar um ar muito maior de Desktop nele. Como na minha Screenshot:

"Em um mundo onde muitos podem ver, poucos são os que realmente enxergam".

Régis "Tears of Corrosion"

Imagem
Debian User and Lover
corrosiontears

Próximo

Voltar para Notícias