Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:39 Pesquisa avançada

Não é só a Samsung: Toshiba com problemas de UEFI

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Não é só a Samsung: Toshiba com problemas de UEFI

Mensagempor Angelo Castanheira » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 0:08

Olá Camaradas desta luta desigual pelo direito a um Sistema Operativo em condições!

Esta discussão vem mesmo a calhar, é que preciso de comprar um portátil e gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que comprar. Os requisitos são os seguintes:

1º Marca que apoie a causa linux (vamos dar dinheiro a quem nos apoia)
2º Máquina que aceite Ubuntu sem problemas (pelos vistos há problemas com samsung e toshiba, certo?)
3º Máquina para trabalho gráfico exigente (Há alguma maneira de correr o Adobe CS5 no Ubuntu? Pelo Wine não é possivel, certo? E pelo crossover ou outro software? Preciso do photoshop, illustrator e dreamweaver)
4º Leve e com a máxima autonomia.

Abraços, muitos palhaços e viva o Linux!

Angelo Castanheira

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 1:45

Angelo Castanheira (17-02-2013, 23:08) escreveu:Olá Camaradas desta luta desigual pelo direito a um Sistema Operativo em condições!

Esta discussão vem mesmo a calhar, é que preciso de comprar um portátil e gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que comprar. Os requisitos são os seguintes:

1º Marca que apoie a causa linux (vamos dar dinheiro a quem nos apoia)
2º Máquina que aceite Ubuntu sem problemas (pelos vistos há problemas com samsung e toshiba, certo?)
3º Máquina para trabalho gráfico exigente (Há alguma maneira de correr o Adobe CS5 no Ubuntu? Pelo Wine não é possivel, certo? E pelo crossover ou outro software? Preciso do photoshop, illustrator e dreamweaver)
4º Leve e com a máxima autonomia.

Abraços, muitos palhaços e viva o Linux!

Veja se apps são compativeis com o wine http://appdb.winehq.org/

Adobe Photoshop: http://appdb.winehq.org/objectManager.p ... &iId=25607

Adobe Illustrator: http://appdb.winehq.org/objectManager.p ... ion&iId=20

Adobe Dreamweaver: http://appdb.winehq.org/objectManager.p ... on&iId=183
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 2:12

Angelo, sugiro que dê uma vista de olhos pela Dell, que tem alguns computadores com Ubuntu.

Sobre marcas que apoiem claramente o Ubuntu, a System76 creio que só tem Ubuntus ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Angelo Castanheira » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 10:48

Olá Claudio. Antes de mais parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido aqui no "ubuntued" tenho aprendido imenso. Essas marcas são vendidas em Portugal? Por quem? É tranquilo instalar o dual boot nestas máquinas? É que tenho mesmo que usar o CS da Adobe, ou achas que consigo uma bom desempenho destes softwares com maquinas virtuais?

Angelo Castanheira

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 14:05

Com máquinas virtuais? Sinceramente eu prefiro não usar máquinas virtuais, acho que dual boot é a melhor opção para mim. Mas há muita gente que faz isso.

Sobre a Dell, essa é uma empresa bem grande. Quanto À systema 76 terá de ser encomendado, mas eles enviam para Portugal. A questão aqui é se eles disponibilizam teclado português. Isso será preciso perguntar para não acontecer algo indesejável.

Eu creio que é, sim, tranquilo ter dual-boot. Mas se você realmente quer isso diria que você devia comprar um computador com windows (visto que o Windows num computador novo é praticamente de graça) e depois instalar o ubuntu.

Existe um site que apresentam os modelos que você pode/deve comprar para não ter problemas:

Entretanto apenas recomendo vivamente uma coisa: não compre um computador com placa de vídeo ATI. Para além desta marca estar a desistir de dar suporte (que já era mau) para os utilizadores do Linux, eles atualmente não têm tido a vida fácil no mundo Linux. Portanto não dê preferência a esta marca.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Angelo Castanheira » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 10:55

Tenho orçamento para esta maquina: Dell Inspiron 5520 i7-3612QM 15.6" 6GB 1TB 7670M 15.6" W7HP.

Andei a ver as características e descobri que a placa Gráfica é esta: 1GB AMD Radeon HD 7670M. Isto é ATI certo?

Angelo Castanheira

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 11:19

Angelo Castanheira (26-02-2013, 9:55) escreveu:Tenho orçamento para esta maquina: Dell Inspiron 5520 i7-3612QM 15.6" 6GB 1TB 7670M 15.6" W7HP.

Andei a ver as características e descobri que a placa Gráfica é esta: 1GB AMD Radeon HD 7670M. Isto é ATI certo?

Sim, é a antiga marca ATI, que agora passou a ver apenas o selo de AMD...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 15:20

ATI não recomendo. A ATI nunca deu um suporte bom ao mundo Linux e nos últimos meses tem diminuído esforços. Aliás, as placas ATI não funcionam direito no último Ubuntu (que já tem 4 meses de "vida"!).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Angelo Castanheira » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 11:51

Já agora para continuar a minha pesquisa, o que pensam das gráficas Intel® HD Graphics 4000?

Angelo Castanheira

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 12:43

Desse modelo em específico não sei. Mas o que lhe posso dizer sobre a Intel é que é algo perfeito mediante a estabilidade que proporciona para quem usa Linux. Eu tive um computador com uma Intel há uns 7 anos atrás e nunca tive problemas gráficos porque simplesmente funcionava. Não precisava de instalar nada adicional. Era instalar o Ubuntu e usufruir.

A Intel trabalha muito com Linux e portanto neste aspeto isso é ótimo. No entanto, deve ter em conta que para gamers as placas intel ficam aquém da performance desejada.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias