Os desenvolvedores do Tizen, um sistema operativo baseado em Linux para dispositivos móveis, disponibilizaram oficialmente a versão Tizen 2.0 Magnolia, que conta com o código fonte e o kit de desenvolvimento para programadores poderem criar novas aplicações.
O Tizen é um sistema operativo desenhado para smartphones, tablets e qualquer outro dispositivo com funcionalidades touch. O objetivo principal deste sistema é executar aplicações web, ou seja, desenvolvidas por exemplo com tecnologias como o HTML5.
O Tizen 2.0 tem novas APIs para os programadores usarem por exemplo o Bluetooth e funções NFC, conforme o hardware possibilite ou não, claro. As ferramentas de desenvolvimento foram também melhoradas.
Apesar de não existir smartphones (nem outras tecnologias) que tragam o Tizen instalado por padrão, é já do conhecimento público que a Samsung tem objetivos de utilizar este sistema. Isto ocorre por um simples motivo, a maioria dos sistemas da Samsung utilizam o sistema Android que apesar de disponibilizar muita coisa de forma livre, o caminho do desenvolvimento é decidido pela própria Google.
Pelo contrário, o Tizen tem um desenvolvimento muito clássico do open-source, é desenvolvido pela comunidade e portanto o caminho é construído conforme as necessidades gerais e não centralizadas num só decisor. É, provavelmente, por causa deste aspeto que a Samsung quer investir em algo alternativo ao Android, para ter capacidade de escolher caminhos talvez mais benéficos para a empresa e seus dispositivos.
É precisamente por causa desta situação que o Tizen tem recebido cada vez mais atenção, por ser algo desenvolvido em comunidade e de forma livre. Este pequeno diferencial ocorre também em relação ao Ubuntu Phone que apesar de em princípio ser open-source, será desenvolvido segundo as decisões da empresa que o controla, neste caso a Canonical. Este desenvolvimento, tal como ocorre com o Android, não é algo perfeito. Basta por exemplo ver toda a apatia pelo desenvolvimento que o Unity do Ubuntu tem tido, em que a Canonical tem tomado decisões muitas vezes contra a comunidade e raramente aceita patches da comunidade.
Você pode obter o código fonte do Tizen 2.0 no link seguinte: