Linus Torvalds anunciou o lançamento da versão 3.8 do kernel Linux, que traz consigo um suporte completo para os núcleos gráficos em Haswell, caracterizando a próxima geração de processadores da Intel, e tudo o que um sistema precisa para a utilização da aceleração 3D em todos os chipsets gráficos NVIDIA GeForce. O F2FS, um sistema de arquivos que é otimizado para dispositivos que usam memória flash, bastante utilizado em câmeras, tablets, smartphones, drives flash USB e cartões de memória, é outra inovação incorporada ao Linux 3.8.
Os desenvolvedores do kernel também aceleraram alguns aspectos do desempenho do sistema de arquivos ext4 e Btrfs e, como sempre, drivers novos e atualizados têm melhorado consideravelmente a gama de hardware suportada pelo Linux. Há também melhorias interessantes para a movimentação de containers e funcionalidades que devem ajudar os sistemas, no sentido de apresentar um maior e melhor desempenho.
Ainda existe correções para o sistema Btrfs pendentes, estas devem ser adicionadas na próxima versão 3.9. A janela de adições para o Linux 3.9 foi aberta nesta semana e muitas novidades estão sendo esperadas para o próximo ciclo de desenvolvimento do Kernel.
Com informações de The H Online