Para quem duvidava que ia acontecer, ou pensou que ia demorar: já descobriram como instalar o Linux no Surface!
Como num passado não muito distante, o pessoal do Linux Xbox Project tratou de encontrar uma forma de instalar uma distribuição Linux no console Xbox, fizeram o mesmo com relação ao tablet que deveria rodar exclusivamente o W8.
Russell Holly do Geeks.com é o autor dessa proeza, que depois de muito trabalho, conseguiu instalar tanto Mint como Ubuntu no Tablet proprietário.
Nem tudo são flores: como era de se esperar, o hardware fechado não foi 100% detectado, havendo dificuldades em tentar resolve-los. Um dos problemas enfrentados por Holly está relacionado a conexão Wi-Fi (embora seja possível conectar via cabo, uma vez que existe um adaptador Ethernet-USB).
Para esse gadged, creio que a melhor opção, para quem não quiser instalar o Android, seja a distribuição Ubuntu, pois sua Interface Unity é mais adaptada a esse modelo de tela. Outras distribuições com Gnome 3 também podem se sair bem, mas sem dúvidas, creio que o Plasma Active saia-se ainda melhor na tarefa de fornecer um ambiente Linux para o Surface.
Em breve, você poderá comprar um Surface sem correr
o risco de travamento durante uma apresentação.
o risco de travamento durante uma apresentação.
Legal, então posso gastar $899 dólares no Surface, chegar em casa, instalar o Linux e usar com conexão Ethernet? Não é bem assim! Se você for um hacker/escovador de bits, irá se divertir. Do contrário, a dificuldade em ajustar o touch, wi-fi e diversos outros problemas que podem aparecer, vai acabar retornando ao sistema concorrente.
Desconheço qualquer tentativa de instalar o Android no Surface, mas caso haja alguma informação, estarei divulgando aqui.
Para os aventureiros de plantão que desejarem instalar uma distribuição Linux no seu Surface, pode acessar o tutorial clicando AQUI.
Finalizando: o vídeo épico do travamento lançamento do Surface.