O Google Chrome 25 já está disponível nas atualizações do Ubuntu. Ponha o seu Ubuntu a atualizar e receba esta nova versão de um dos browsers mais rápidos do mundo.
Enquanto que o Google Chrome 24 foi uma versão acima de tudo para trazer estabilidade, ou seja as novidades dele na sua maioria centraram-se na correção de bugs, o Google Chrome 25 é quase só novidades (claro que também tem correções)!
Novidades do Google Chrome 25
A maior novidade desta nova versão é a API para reconhecimento de voz. Esta nova API em Javascript permite que os programadores possam integrar reconhecimento de voz nas aplicações Web. O reconhecimento de voz é algo que a Google tem investido muito nos seus módulos móveis, nomeadamente no Android e agora no Google Glass. Assim, esta API será o ponto de partida para se poder ditar documentos e até possivelmente controlar funcionalidades.
Você pode desde já experimentar esta API de reconhecimento de voz através do link seguinte:
Para além disso, tal como você pôde ver há semanas atrás, a Google e a Mozilla estiveram a desenvolver um protocolo chamado WebRTC para que fosse possível comunicar nativamente através de vídeo e voz sem ser necessário usar aplicações extra que normalmente têm licenças limitadores, nomeadamente o Flash. Ora, depois do Firefox 18 ter adicionado este recurso, eis que o Google Chrome 25 é a primeira versão com suporte ao WebTRC.
As novidades do Google Chrome 25 não ficam por aqui. Depois da Google ter “proibido” instalar extensões fora da “Chrome Web Store”, há algumas versões anteriores, eis que nesta nova versão os utilizadores ficarão sem algumas extensões que tenham sido instaladas sem o consentimento dos utilizadores.
Esta é sem dúvida uma nova política importante para softwares muito usados que normalmente são atacados de várias maneiras nomeadamente de phishing. Com este modo de funcionar, muitas das possibilidades de malware ficam desde já limitadas. Em todo o caso, se por algum motivo um utilizador quiser ter uma extensão não disponibilizada na “Chrome Web Store”, ele poderá fazê-lo através das opções do browser.
Uma outra novidade está na OmniBox (caixa de texto que você digita o url das páginas) que agora começa a ter mais algumas funcionalidades para além das duas principais: escrita do URL ou pesquisa no Google. Agora a Omnibox guarda as pesquisas para que seja possível mudar o motor de pesquisa. Sobre Linux, esta funcionalidade não se sabe ao certo como irá funcionar. Para já o que acontece é que podemos escolher entre procurar pelo Google.com e Google.PT ou outro domínio qualquer da Google.
Definitivamente a Google está a mudar os hábitos dos utilizadores. É já bastante comum ver que muitos utilizadores simplesmente escrevem o nome dos sites que querem visitar, em vez do url desses sites. Ora, para os utilizadores é bom pois não precisam de decorar o domínio dos sites; para a Google é também benéfico pois os utilizadores são obrigados a passar pelo motor de busca que tem publicidades que potencialmente darão dinheiro à Google.
Talvez nos próximos dias ou na próxima versão poderemos saber melhor como funciona a API para inserir motores de pesquisa adicionais ao OmniBox. O que se sabe é que al existe e pode ser usada pelos programadores para criarem novas vertentes de pesquisa. Espera-se portanto que a Microsoft e outros motores de busca em breve estejam presentes no OmniBox.
Correções de bugs
Existe várias correções e modificações neste Google Chrome 25, nomeadamente novas versões do V8 (javascript) e Webkit. De uma forma geral, as correções são:
- Correções de estabilidade e de memória
- Melhorias na gestão e segurança de extensões
- Melhor suporte de datas para o HTML5
- Melhorias no tratamento de erros do WebGL
- E muitas funcionalidades para os programadores
Uma última informação nesta notícia é o facto de que a Google pagou, no total, 3500€ a alguns utilizadores que descobriram algumas brechas no Google Chrome. Portanto, se você encontrar algum problema, não hesite em tentar enviar informação relativa a isso e poderá ganhar algum dinheiro com isso!