com o sistema operacional Firefox OS
O anúncio, feito em uma conferência de imprensa para o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, foi conduzido por Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla. Ele afirmou que 18 operadoras venderão aparelhos com o Firefox OS pelo mundo. E deixou claro que o Brasil será um dos primeiros países a ter os celulares com a marca da Mozilla, ao lado de Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Sérvia, Espanha e Venezuela.
A Telefônica, operadora que atua no Brasil e em grande parte da América Latina, foi citada na conferência pelos executivos da Mozilla. Sullivan disse que ela é uma parceira importante e vai realizar grandes esforços para distribuir os aparelhos com Firefox OS no mercado latino-americano. Portanto, a Vivo, que pertence à Telefônica, deverá ser a primeira operadora a vender o aparelho no mercado brasileiro.
Além de elogiar as operadoras parceiras do projeto, a Mozilla explicou que o Firefox OS só deu certo graças ao apoio dos fabricantes de smartphones que apostaram no sistema. São eles: Alcatel, ZTE, LG Electronics e Huawei.
Por isso, os fabricantes participaram da conferência e exibiram seus aparelhos rodando o Firefox OS. A Qualcomm também foi lembrada por Sullivan, que agradeceu o apoio da empresa no desenvolvimento de chips que aproveitam os recursos do sistema móvel da Mozilla.
Alternativa – A Mozilla visa ser, em pouco tempo, uma rival da Apple e do Google na área de sistemas móveis. Sullivan sabe que será difícil bater as duas empresas, mas espera que o Firefox OS se torne a preferência dos usuários que não gostam do Android e do iOS.
Para que isso aconteça, a Mozilla precisa de apps. E ela costurou, nos últimos meses, muitos acordos com desenvolvedores. O esforço resultou em programas importantes para o lançamento do Firefox OS.
O celular já tem à disposição aplicativos do Facebook e Twitter. Além disso, a loja de aplicativos oferece games famosos da EA e hits como Cut the Rope, Where´s My Water, Where´s My Perry. Tem ainda apps do SoundCloud e do AccuWeather.
O desafio de chegar perto do Google e da Apple, diz Sullivan, é grande. Mas ele tem esperança por causa do HTML5, a base do Firefox OS. “O mercado está cheio de desenvolvedores especializados no padrão. Isto nos dá uma vantagem, porque eles não precisam perder tempo aprendendo uma nova linguagem. Se eles quiserem produzir apps, basta sentar e programar ”, diz.