Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 23:56 Pesquisa avançada

Mozilla anuncia celulares com Firefox OS

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Mozilla anuncia celulares com Firefox OS

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 14:05

Acima, novo smartphone da Alcatel equipado
com o sistema operacional Firefox OS
A Mozilla anunciou os primeiros smartphones que rodarão o sistema móvel Firefox OS. Eles devem chegar ao mercado em meados deste ano, por cerca de 100 dólares.

O anúncio, feito em uma conferência de imprensa para o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, foi conduzido por Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla. Ele afirmou que 18 operadoras venderão aparelhos com o Firefox OS pelo mundo. E deixou claro que o Brasil será um dos primeiros países a ter os celulares com a marca da Mozilla, ao lado de Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Sérvia, Espanha e Venezuela.

A Telefônica, operadora que atua no Brasil e em grande parte da América Latina, foi citada na conferência pelos executivos da Mozilla. Sullivan disse que ela é uma parceira importante e vai realizar grandes esforços para distribuir os aparelhos com Firefox OS no mercado latino-americano. Portanto, a Vivo, que pertence à Telefônica, deverá ser a primeira operadora a vender o aparelho no mercado brasileiro.

Além de elogiar as operadoras parceiras do projeto, a Mozilla explicou que o Firefox OS só deu certo graças ao apoio dos fabricantes de smartphones que apostaram no sistema. São eles: Alcatel, ZTE, LG Electronics e Huawei.

Por isso, os fabricantes participaram da conferência e exibiram seus aparelhos rodando o Firefox OS. A Qualcomm também foi lembrada por Sullivan, que agradeceu o apoio da empresa no desenvolvimento de chips que aproveitam os recursos do sistema móvel da Mozilla.

Alternativa – A Mozilla visa ser, em pouco tempo, uma rival da Apple e do Google na área de sistemas móveis. Sullivan sabe que será difícil bater as duas empresas, mas espera que o Firefox OS se torne a preferência dos usuários que não gostam do Android e do iOS.

Para que isso aconteça, a Mozilla precisa de apps. E ela costurou, nos últimos meses, muitos acordos com desenvolvedores. O esforço resultou em programas importantes para o lançamento do Firefox OS.

O celular já tem à disposição aplicativos do Facebook e Twitter. Além disso, a loja de aplicativos oferece games famosos da EA e hits como Cut the Rope, Where´s My Water, Where´s My Perry. Tem ainda apps do SoundCloud e do AccuWeather.

O desafio de chegar perto do Google e da Apple, diz Sullivan, é grande. Mas ele tem esperança por causa do HTML5, a base do Firefox OS. “O mercado está cheio de desenvolvedores especializados no padrão. Isto nos dá uma vantagem, porque eles não precisam perder tempo aprendendo uma nova linguagem. Se eles quiserem produzir apps, basta sentar e programar ”, diz.

Fonte: Br-Linux e Info Abril

nuno_nunes

Re: Mozilla anuncia celulares com Firefox OS

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 15:46

O preço é muitíssimo convidativo! A confirmar-se esse preço e um software fluido, a coisa vai vingar muito rapidamente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 16:26

Se desse para atualizar o meu Alcatel... Já não precisaria de comprar outro xD Ainda por cima da série OneTouch como o da imagem... :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 18:32

Luis Cardoso (25-02-2013, 15:26) escreveu:Se desse para atualizar o meu Alcatel... Já não precisaria de comprar outro xD Ainda por cima da série OneTouch como o da imagem... :D

Pois se o meu sapo a5 (ZTE) der para atualizar eu também lhe meto isso em cima :p
nuno_nunes

Mensagempor geaze » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 21:23

Gente que alegria que me dá, ver o mundo SL chegar com força ao mundo mobile... Eu particularmente já sei que meu próximo aparelho será um Ubuntu Phone... Mas pelo preço que a mozila está anunciando posso até adiar um pouco essa vontade para ter a experiência com um Mozila Phone(?).
Geaze Souza
Bacharel em Humanidades - UFBA
geaze

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 22:05

Me parece que a Mozilla planeja investir em aparelhos de baixo custo enquanto a Canonical quer algo "top de linha". Sendo assim há espaço no mercado pros dois sistemas.

PS: Agora precisamos de um gerenciador de boot!
Davysson Silva

Mensagempor leandrolopes » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 13:10

#ubuntuphoneos

leandrolopes

Mensagempor Ron Alon » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 13:30

#firefoxos
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias Gerais