Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:39 Pesquisa avançada

Problemas com internet no Ubuntu 12.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Problemas com internet no Ubuntu 12.04

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 20:47

Luis Cardoso (28-02-2013, 19:43) escreveu:E isso também é válido para quem usa cabo? É que pode ser que também resolva o meu problema xD

Luís, eu creio que sim, porque enquanto o Cláudio postava eu dei uma olhadinha no google e achei isto: Como trocar de DNS facilmente no Ubuntu, tanto que também tive esta dúvida porque minha internet é sem fio.
Alessandra Vianna

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 20:58

Alessandra Vianna (28-02-2013, 19:47) escreveu:
Luis Cardoso (28-02-2013, 19:43) escreveu:E isso também é válido para quem usa cabo? É que pode ser que também resolva o meu problema xD

Luís, eu creio que sim, porque enquanto o Cláudio postava eu dei uma olhadinha no google e achei isto: Como trocar de DNS facilmente no Ubuntu, tanto que também tive esta dúvida porque minha internet é sem fio.

Fixe :yeah:

Vamos a ver se resolve a questão xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 21:00

Luis Cardoso (28-02-2013, 19:58) escreveu:
Alessandra Vianna (28-02-2013, 19:47) escreveu:

Fixe :yeah:

Vamos a ver se resolve a questão xD

Eu espero que sim, Luís!
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 22:05

VocÊs não sabem o que é o DNS? Para fazerem essa pergunta acho que não sabem. Basicamente é o seguinte: no geral quando reiniciamos a nossa Internet (há MUITAS exceções!) ficamos com um IP novo.

Ora isto acontece frequentemente em computadores (redes) pessoais; e mais ou menos frequentemente em servidores. Ora, por causa disso, para aceder a um site é preciso saber qual o IP dele.

Na Internet para pessoas normais, não faria sentido cada um ter um livro de IPs a identificar cada site e por causa disso existe os domínios, o URL de cada site. Basicamente o URL aponta para o IP do servidor (tem mais umas coisas mas limitemo-nos com isso).

Ora, o que é o Url/Domínio? Basicamente é um identificador/atalho que o nosso computador usa para pedir a um servidor o IP. Esse servidor, o DNS, irá responder dizendo qual o IP.

Muito simplificado, basicamente é isto. Significa portanto que dependemos muito dos servidores DNS. Servidores esses que se não configurados normalmente são da empresa que nos fornece internet. Esses servidores, sinceramente, normalmente são fracos. Demoram muito a atualizar certos IPs. O da Google? Bom, acho que já sabem qual é a resposta.

Portanto, agora pergunto-vos, só serve para redes Wan? :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 22:26

Claudio Novais (28-02-2013, 21:05) escreveu:VocÊs não sabem o que é o DNS? Para fazerem essa pergunta acho que não sabem. Basicamente é o seguinte: no geral quando reiniciamos a nossa Internet (há MUITAS exceções!) ficamos com um IP novo.

Ora isto acontece frequentemente em computadores (redes) pessoais; e mais ou menos frequentemente em servidores. Ora, por causa disso, para aceder a um site é preciso saber qual o IP dele.

Na Internet para pessoas normais, não faria sentido cada um ter um livro de IPs a identificar cada site e por causa disso existe os domínios, o URL de cada site. Basicamente o URL aponta para o IP do servidor (tem mais umas coisas mas limitemo-nos com isso).

Ora, o que é o Url/Domínio? Basicamente é um identificador/atalho que o nosso computador usa para pedir a um servidor o IP. Esse servidor, o DNS, irá responder dizendo qual o IP.

Muito simplificado, basicamente é isto. Significa portanto que dependemos muito dos servidores DNS. Servidores esses que se não configurados normalmente são da empresa que nos fornece internet. Esses servidores, sinceramente, normalmente são fracos. Demoram muito a atualizar certos IPs. O da Google? Bom, acho que já sabem qual é a resposta.

Bem, Cláudio, como tu sabes, eu sou da área da eletrónica, posso controlar um PC indo diretamente ao CPU, bastando-me os protocolos usados: SPI, USB, UART/USART, IrDA, etc, etc... Mas protocolos associados à informática, software, não sei muito disso... E como te vi a fazer isso numa ligação Sem fios... Decidi perguntar! É que neste PC, tem acontecido muito (ultimamente), ficar com a internet congestionada, mas só via browser, tudo o resto funciona lindamente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 22:31

Claudio Novais (28-02-2013, 21:05) escreveu:VocÊs não sabem o que é o DNS? Para fazerem essa pergunta acho que não sabem. Basicamente é o seguinte: no geral quando reiniciamos a nossa Internet (há MUITAS exceções!) ficamos com um IP novo.

Cláudio, eu sabia o que era DNS quando eu fazia o curso técnico de informática... Como eu não uso o que aprendi no curso com frequência, eu não lembro. :desdentado:

Mas eu aprendi a entrar nos sites usando IP. Acho que fiz isso até no terminal, usando o Debian, não recordo agora. Aprendi a fazer muita coisa de redes no Debian, até controlar um PC remoto por meio de um cliente ssh. Meu problema é a falta de prática, hoje eu não sou uma técnica por profissão, não trabalho com isso. Sou apenas uma utilizadora comum.

Eu até dei um ifconfig antes de fazer o tópico. Esqueci de colar aqui.
Mas aqui está:
alessandra@aleevianna:~$ ifconfig
eth0 Link encap:Ethernet Endereço de HW 10:1f:74:2a:29:10
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
IRQ:41 Endereço de E/S:0x2000

eth1 Link encap:Ethernet Endereço de HW cc:52:af:0a:a1:f7
inet end.: 192.168.25.8 Bcast:192.168.25.255 Masc:255.255.255.0
endereço inet6: fe80::ce52:afff:fe0a:a1f7/64 Escopo:Link
UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:151973 erros:84 descartados:0 excesso:0 quadro:621357
Pacotes TX:112140 erros:10 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:174641839 (174.6 MB) TX bytes:16510542 (16.5 MB)
IRQ:16

lo Link encap:Loopback Local
inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1
pacotes RX:5725 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:5725 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:0
RX bytes:699069 (699.0 KB) TX bytes:699069 (699.0 KB)

alessandra@aleevianna:~$
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 23:28

Sem problemas pessoal! Estou aqui para ajudar! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 23:50

Claudio Novais (28-02-2013, 22:28) escreveu:Sem problemas pessoal! Estou aqui para ajudar! :D

:rox:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 23:59

É... Parece que aqui não deu muito certo.

O estranho é que na página do Facebook que estava carregada, o chat funcionava, mas se eu abrisse outra ou recarregasse, acontecia de falhar de novo
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 0:04

Sinceramente não sei como resolver. Só mesmo com uma nova conta de utilizador :| Não compreendo o que pode ser isto. É que os sintomas, nomeadamente a situação do chat do Facebook, mostram que o problema pode ser de DNS. O problema é que agora não é problema de DNS!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais