Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:09 Pesquisa avançada

Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no Ubun

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no Ubun

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 14:08

Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no Ubuntu

Este assunto está sendo recorrente, ontem publicamos um artigo sobre como aumentar a vida útil da sua bateria no Android e agora vamos mostrar uma maneira de fazer isso no Ubuntu, e pode acreditar, não é tão difícil quanto possa parecer não.

Problemas com energia e dicas

Antes de apresentar a possível solução cabe salientar que existem casos e casos... Notebooks com processadores de baixo desempenho tendem a usar menos recursos da bateria do dispositivo do que processadores de última geração, caso da família de processadores Core i da Intel por exemplo, antes de mais nada manter a bateria por mais tempo tem mais a ver com a maneira com que você usa o computador, assim como no Smartphone, quanto mais processos e aplicativos estiverem correndo ao mesmo tempo mais energia o seu notebook vai precisar, por conta disso, procurar deixar os programas que você não está usando mais fechados pode ajudar a conseguir alguns minutos de carga a mais.
Se e o consumo de bateria está muito crítico é possível que o seu computador tenha um hardware que não é plenamente suportado pelo Kernel Linux ( o que é muito difícil mas pode acontecer ), nesse caso é interessante procurar usar as últimas versões do Kernel - a mais a atual no momento que estou escrevendo este artigo é a 3.8 e você pode aprender a instalar no seu Ubuntu clicando neste link - outro recurso que pode consumir bateria sem ser utilizado é o bluetooth, se o seu notebook dispõe dessa ferramenta mas você não o utiliza, ele pode ser desligado.

Laptop-mode-tools, a carta na manga

Eis o motivo do artigo em si, o Kernel Linux é uma das 7 maravilhas do mundo tecnológico e tem muitas e muitas linhas de código, com muitos módulos ( algo semelhante aos drivers do Windows ) um desses módulos chama-se laptop-mode-tools e serve para gerenciar melhor a energia de computadores móveis, notebooks, netbooks e afins, ele não vem instalado diretamente no Kernel mas está nos repositórios da maioria das distribuições Linux, e com o Ubuntu não seria diferente.

Você pode baixar pela central de programas:

Ou instalar via terminal com o comando:

sudo apt-get install laptop-mode-tools

Depois de instalado é preciso dar um comando para por o serviço em execução:

sudo laptop_mode

Com underline mesmo.

Com isso, meu conselho é você carregar bem a bateria e depois usar para realmente perceber a diferença, meu notebookk é um HP Pavilion g4 com um Core i5 e 4 Gb de memória, depois de instalar este módulo a bateria passou de 2 horas para 3 horas e meia, quase quatro. Claro, quanto menos atividade eu fizer mais ele vai durar, no fim, quando ele estava com 15% de bateria deixei ele sem executar nenhuma tarefa, ele escureceu a tela e quando voltei ainda tinha 45 min de bateria, que foram reduzidos para 20 assim que eu comecei a executar muitos programas.

Posso dizer que este módulo está longe de ser um santo milagreiro, mas melhora o desempenho da bateria com certeza, uma outro dica que é útil e eu havia esquecido de comentar anteriormente é a diminuição do brilho da tela.

Fonte: DioLinux

nuno_nunes

Re: Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Março 2013, 17:21

Segundo esta resposta: Is "laptop-mode-tools" still relevant for 12.04 and the 3.x kernels? - Ask Ubuntu

Isto está desactualizado e a PM-Utils (que já é instalado de origem em todos os sabores de Ubuntu), já traz algumas dessas ferramentas activas. Outras não traz, como pode ver em Kernel/PowerManagement/PowerSavingTweaks - Ubuntu Wiki (visto aqui: Kernel/PowerManagement - Ubuntu Wiki), porque nalguns computadores pode dar problemas, tais como: corrupção de ficheiros (no caso de activar o sistema de poupança (ALPM) nos SATA com AHCI); corrupção gráfica severa (no caso de Framebuffer Compression); entre outros.

Mas uma coisa eu destaco e que muita gente poderá não saber (e que eu até já tinha referido antes), ao contrário do que possa parecer, se tem um ecrã LED/LCD/TFT, pode reduzir o brilho e usar um fundo muito claro:

Kernel/PowerManagement/PowerSavingTweaks - Ubuntu Wiki escreveu:

Laptop Backlight

Modern laptop displays can still consume a lot of power. The relationship between brightness level and power consumed is non-linear and stepping up one brightness level in the highest settings consumes more power than stepping up one brightness level on the lowest settings. Thus the recommended practice, where possible, is to avoid using the full brightness setting. On a typical laptop dropping from full brightness to 2/3 brightness will save about 1 Watt.

Use Lighter Colours

Unbelievable as it may seem, laptop LCD displays actually have to work harder to display dark colours than light colours. A full black background may consume ~0.5% to 1% more power than a fully white background.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sex, 1 de Março 2013, 18:59

A bateria do meu portátil rapidamente se revelou pouco eficaz a partir do ato da compra do mesmo, admito até que veio com defeito ou não era genuína e a diferença em relação ao funcionamento dos restantes componentes do equipamento tem-se mostrado grande felizmente, o que me leva a ter que a substituir mas não é de todo o momento ideal. Apenas posso contar com ela em caso de interrupção brusca de energia caso suceda. :)

Mas Luís, esta desatualização representa um standby? Quer dizer que se vier a instalar este componente ainda assim posso sair beneficiado?
Aproveito o assunto, que dizer do "Jupiter (ppa)" que tenho instalado? É possível comparar?
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Março 2013, 19:29

José Craveiro (01-03-2013, 17:59) escreveu:A bateria do meu portátil rapidamente se revelou pouco eficaz a partir do ato da compra do mesmo, admito até que veio com defeito ou não era genuína e a diferença em relação ao funcionamento dos restantes componentes do equipamento tem-se mostrado grande felizmente, o que me leva a ter que a substituir mas não é de todo o momento ideal. Apenas posso contar com ela em caso de interrupção brusca de energia caso suceda. :)

Mas Luís, esta desatualização representa um standby? Quer dizer que se vier a instalar este componente ainda assim posso sair beneficiado?
Aproveito o assunto, que dizer do "Jupiter (ppa)" que tenho instalado? É possível comparar?

Pois, o meu irmão também tem um PC que sofre desse mal. O portátil foi adquirido pelo programa e-escolas, mas depressa detectamos um problema, 15 minutos de duração! Atualmente tem o Windows XP e com alguns ajustes da minha parte, o portátil consegue uns estonteantes 56 minutos :p

Quanto ao programa apresentado no tópico, eu não testei, mas segundo estive a ver, este é apenas útil para quem possui Kernel inferior ao 3, pois as funções foram posteriormente adotadas no Kernel 3.0 e por intermédio do pm-utils (conjunto de scripts) criado e testado por elementos da Canonical em conjunto com a comunidade! Os módulos de poupança que estão desativados, têm a sua razão, pois há perigo de danos em ficheiros e/ou configurações. No entanto, pode arriscar e ver se consegue alguma melhora, mas tenha atenção, no caso do disco, foram relatados alguns problemas em que o disco "adormecia" durante as pausas de transferências de ficheiros por "pensar" que este não estava a ser necessário... Aqui está isso explicado: https://wiki.ubuntu.com/Kernel/PowerManagement/PowerSavingTweaks

Se já tem o Jupiter, a minha recomendação é continuar com ele, pois não convém misturar muitos configuradores, senão acaba por ser ainda pior.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sex, 1 de Março 2013, 19:53

Depois disto, que dizer pelo menos para já? Continuar com o Jupiter parece-me ainda a melhor opção. Obrigado. ;)
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 20:13

O jupiter na minha opinião é das aplicações mais importantes que já vi para o Ubuntu, para quem tem um computador minimamente moderno que permita a alteração de frequencias do processador.

Eu só ainda não fiz um artigo dele porque o Luis diz que não consegue tê-lo a dar. Mas eu já evangelizei muita gente (converti para Ubuntu) e instalei muitas vezes o Jupiter. Sempre com bons resultados. Mas não sei porquÊ o Luis diz que dá problemas. Eu creio que ou é um problema pontual ou ocorreu por algum outro motivo, mas não sei.

O certo é que gosto do Jupiter e recomendo! Extremamente útil até para fazer apresentações, visto que muda rapidamente o comportamento do monitor.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 22:24

Eu tenho um Toshiba e ASUS, no toshiba a bateria aguenta cerca de 1 hora sem falhas e no ASUS no windows 7 aguenta cerca 3 a 4 horas sem parar
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 22:26

@nuno, isso acontece para quem tem placas híbridas. No caso do nVidia basta instalar o Bumblebee e o sistema fica a gastar tanta bateria quanto o windows.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Março 2013, 23:07

Claudio Novais (01-03-2013, 19:13) escreveu:O jupiter na minha opinião é das aplicações mais importantes que já vi para o Ubuntu, para quem tem um computador minimamente moderno que permita a alteração de frequencias do processador.

Eu só ainda não fiz um artigo dele porque o Luis diz que não consegue tê-lo a dar. Mas eu já evangelizei muita gente (converti para Ubuntu) e instalei muitas vezes o Jupiter. Sempre com bons resultados. Mas não sei porquÊ o Luis diz que dá problemas. Eu creio que ou é um problema pontual ou ocorreu por algum outro motivo, mas não sei.

O certo é que gosto do Jupiter e recomendo! Extremamente útil até para fazer apresentações, visto que muda rapidamente o comportamento do monitor.

No meu caso, o CPU não tem frequência variável, está fixa nos 2.0 GHz e nada o move daí! Segundo, pouco há a fazer neste portátil que o Kernel 3.x não o faça já. Em terceiro, quando instalei o Jupiter, além de me permitir apenas e só de mudar a tela (algo que até posso fazer com o LXrandr e/ou com o Arandr), o computador ficou todo marado quando tinha a bateria posta, havendo um processo (o que gere as baterias) sempre situado nos 100%, tal como acontece num MacBook¹ devido à sua bateria e com o Jupiter instalado.

1. Nem sabem como eu fiquei quando vi que o meu portátil económico se equiparava a um MacBook em termos de problemas... xD Acho que era o único com este problema que não usava Mac, já que havia diversos relatos do mesmo, que até acabavam por ser fundidos com o 1º relato do género... Só se for por ser eMachines :desdentado:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 23:15

O estranho é ter dado problemas, visto que a frequência não varia.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas