O anúncio destaca o estilo das abas, o recurso 'Discover' (para encontrar conteúdo supostamente interessante), o gerenciador de downloads e o modo "Turbo", agora renomeado para off-road.
O gerenciador de downloads permite pausar as transferências e uma opção interessante permite renomear os arquivos diretamente por ele, evitando a ida ao gerenciador de arquivos (um processo normalmente chato numa tela pequena).
O Opera Turbo foi renomeado para "Off-Road", mas o funcionamento segue o mesmo princípio: ele usa servidores da Opera para comprimir as páginas da web, entregando menos dados ao cliente. Na prática as páginas são carregadas mais rapidamente, especialmente em conexões bem lentas (em conexões rápidas pode ocorrer justamente o contrário pelo uso dos servidores intermediários, claro).
Para instalação basta acessar o Google Play:
Há usuários comentando que ele ficou melhor, mais leve e mais rápido do que o Chrome e alguns outros navegadores com o mesmo "motor". Apesar disso ainda apresenta alguns problemas na renderização de certos elementos. De qualquer forma leva o rótulo "beta", devendo ser atualizado em breve com novos recursos e correções.