Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 3:31 Pesquisa avançada

Microsoft quer proibir a utilização do Linux?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Microsoft quer proibir a utilização do Linux?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Setembro 2011, 21:05

Peço desculpa mas não compreendi muito bem essa metáfora :desdentado:

Está com medo do que isto vai dar?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Setembro 2011, 0:27

É uma metáfora direcionada muitas vezes para situações que nos parecem intransponíveis ou até desafiadoras e que no entanto se poderão revelar males menores sem estragos significativos. Isto não é uma definição fixa como se sabe, apenas um ajuste àquilo que me parece que poderá suceder neste caso.

Depois do pântano criado sobretudo à chegada do Vista que fez correr muita tinta e que da minha parte achei ser a pior versão do sistema que pude usar, apesar de alguma melhoria significativa na versão 7, mas não tanto como desejaria, parecia-me inevitável que a microsoft mais cedo ou mais tarde adotasse mecanismos de defesa, ainda que de uma forma mascaradamente intimidatória o fizesse querendo colocar-nos um "O" na testa aparentando toda a confiança do mundo em ser bem sucedida. O futuro próximo dirá quantos "Os" irá distribuir por esse mundo fora.

"Medo do que isto vai dar?" Não me parece que nesta altura do campeonato isso venha a acontecer... 8)
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Outubro 2011, 1:22

Bem, pelo que parece, afinal a coisa pode não ser assim tão linear e afinal a Microsoft pode querer causar graves problemas aos utilizadores do Ubuntu que comprarem computadores nos próximos tempos! Vi este artigo e causou-me uma certa impressão de que poderemos estar à frente de um problema bem grave:

UEFI Headaches Begin For Linux Users

As I was preparing to head out to the Ubuntu Oregon Ocelot 11.10 Release Party the other night I received a e-mail from a LoCo member in Salem, Oregon who passed on this message and felt it was an important matter to begin discussing:

Recent articles regarding UEFI and Windows 8 suggest the problem of the former blocking Linux bootloader installation is a matter that will appear at the introduction of the latter. That is not the case. It is on Win 7 machines and blocking GRUB installation now.

My friend recently got an HP s5-1110 with Win 7 installed. UEFI has prevented the installation of GRUB on this machine. I could find no way in the BIOS to disable the feature and so far, as I work my way up the HP tech support ladder, I have found no HP techs who have a clue what I’m talking about.

Just a heads up and a possible topic for discussion at the party. Of course, if anyone has more information on this issue, I’d be glad to hear from you.

The next morning I began looking into UEFI more since I had not done a lot of research but did know it was discovered around the time Windows 8 Developer was released. Anyways Ubuntu has a Community Documentation Article that discusses some workarounds for the UEFI problem and I have personally been considering how greatly the UEFI problem could affect Linux Users. I think there is some positive discussion going on and brainstorming occurring that will allow the Linux community to find reliable workarounds and solutions before UEFI becomes a standard.

Apparently Dell has had UEFI laptops for a while so it is no surprise that a new HP laptop has UEFI by default although with HP doing quite a bit of stuff in the FOSS community I figured they might have provided better support for someone trying to install Linux. Hopefully some sort of legislation will pass that requires manufacturers to list that a certain device is only capable of running a certain OS out of the box and further the whole issue seems very anti-competitive.

Update on Situation as of 4:37 PM Today:
Disturbingly, there were no error messages at all. Neither the Kubuntu installer nor the Boot Repair disk I subsequently tried gave any indication of failure, but the boot partition remained untouched. (I found the Boot Repair disk recommended on the Ubuntu wiki. It is a nice GUI which calls various command line utilities to produce reports on the disk and, of course, grub-install to actually install the bootloader. I must assume that it is, ultimately, grub-install which is failing silently.) The BIOS did have an entry for UEFI, but choosing it produced no response at all.

At this point I have found no firmware updates for the system nor anyone at HP who even knows what UEFI is, much less if there is a way around it.

I’m sure we all appreciate your efforts getting the word out.

Traduzido pelo Google Translator:

As dores de cabeça do UEFI já começaram para os utilizadores do Ubuntu

Como eu estava preparando a cabeça para fora para o Oregon Ubuntu Ocelot Festa de Lançamento 11,10 na outra noite eu recebi um e-mail de um membro LoCo em Salem, Oregon, que transmitiram a esta mensagem e sentiu que era uma questão importante para começar a discutir:

Artigos recentes sobre UEFI e Windows 8 sugerem que o problema da instalação do bootloader bloqueio Linux primeira é uma questão que vai aparecer na introdução deste último. Que não é o caso. É no Win 7 máquinas e instalação do GRUB bloqueio agora.

Meu amigo recentemente recebeu um HP s5-1110 com Win 7 instalado. UEFI tem impedido a instalação do GRUB nesta máquina. Eu poderia não encontrar nenhuma maneira na BIOS para desativar o recurso e até agora, como eu trabalho o meu caminho até a escada de suporte da HP tech, eu não encontrei nenhuma techs HP que tem a menor idéia do que estou falando.

Apenas um heads up e um possível tópico de discussão no partido. Claro, se alguém tiver mais informações sobre esta questão, eu ficaria feliz em ouvir de você.

Na manhã seguinte, começou a estudar a UEFI mais desde que eu não tinha feito muita pesquisa, mas sabia que foi descoberto por volta da época do Windows Desenvolvedor 8 foi lançado. Anyways Ubuntu tem um artigo Documentação da Comunidade que discute algumas soluções para o problema UEFI e eu pessoalmente tenho vindo a considerar quão grandemente o problema UEFI poderia afetar usuários Linux. Acho que há algumas positivas discussão acontecendo e ocorrendo de brainstorming que permitirá que a comunidade Linux para encontrar soluções confiáveis ​​e soluções antes UEFI torna-se um padrão.

Aparentemente a Dell teve laptops UEFI por um tempo por isso é nenhuma surpresa que um laptop HP novo UEFI por padrão, embora com a HP a fazer um bocado de coisas na comunidade FOSS Eu imaginei que eles poderiam ter fornecido um suporte melhor para alguém tentando instalar o Linux . Esperemos que algum tipo de legislação que vai passar exige que os fabricantes lista que um determinado dispositivo só é capaz de executar um sistema operacional certo fora da caixa e ainda toda a questão parece muito anti-competitivas.

Atualização em Situação de 4:37 PM Hoje:

Preocupante, não houve mensagens de erro em tudo. Nem o instalador Kubuntu nem o disco de reparação de boot eu tentei posteriormente deu qualquer indicação de falha, mas a partição de boot permaneceu intocada. (Eu encontrei o disco de reparação de inicialização recomendado no wiki do Ubuntu. É uma interface gráfica agradável que chama vários utilitários de linha de comando para produzir relatórios sobre o disco e, claro, grub-install para realmente instalar o bootloader. Devo assumir que é , em última instância, o grub-install, que está falhando silenciosamente.) O BIOS tinha uma entrada para UEFI, mas escolhê-lo não produziu nenhuma resposta de todo.

Neste ponto eu encontrei nenhuma atualização de firmware para o sistema nem ninguém na HP que ainda sabe o que é UEFI, muito menos se há uma maneira de contornar isso.

Tenho certeza que todos nós apreciamos o seu esforço começar a palavra para fora.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Outubro 2011, 12:15

:lol: a mim acontece-me exactamente o oposto... No meu portátil vinha instalado o Windows Vista Home Basic, até aí tudo bem (mal), não me deixou editar partições, pois queria ter Dual Boot. Depois instalei o Windows 7, não apresenta grande estabilidade, um pouco melhor que o Vista, é claro, mas volta e meia tinha problemas. Não aceita versões do Windows anteriores ao Vista, apesar do fabricante fornecer suporte ao XP e a Vista. Instalei o Ubuntu 10.10, funcionou às mil maravilhas, no entanto quando instalei o 11.04 havia alguns problemas de estabilidade, tentei voltar ao Windows, tive de volta do PC um dia inteiro, já deitava fumo pelas orelhas, fizesse o que fizesse resultava num bloqueio do instalador... Lá consegui arranjar uma versão do Vista que conseguiu instalar, mas as instabilidades do Vista eram mais que muitas, voltei a instalar o Ubuntu 11.04 no dia seguinte, 1h e ficou resolvido! De momento estou com o Ubuntu 11.10 e o único problema que tenho é o Kernel entrar em pânico quando dou ordem de remoção de um dispositivo USB!

Resumindo, o meu PC foi feito para suportar Windows, mas é mais receptivo a Linux :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Dom, 30 de Outubro 2011, 13:24

Luís, parece que os nossos portáteis são almas gémeas! :p

Com o vista (no meu caso o Home Edition) instalado de fábrica, havia dias que só apetecia mandá-lo janela fora, impossível de aturar mesmo; surgiu entretanto um upgrade a lowcost do Seven Ultimate que aproveitei e instalei. As melhorias foram algo significativas, mas volta e meia saía dos eixos por coisas que espremidas não davam nada.
Colocar o XP estava fora de questão porque o instalador estava bloqueado a versões anteriores ao vista. Já tinha o ubuntu 10.10, instalei e rodava sem problemas, com a introdução do 11.04 arrastava-se que nem um caracol.

Como na altura queria colocar em dual-boot tentei instalar ao início o Seven mas "já lá tinha estado o ubuntu" e não conseguia completar a instalação porque ao chegar ao reconhecimento da chave (Product Key) esta não era reconhecida apesar da insistência. Na fase inicial da instalação fica a ideia de que após o particionamento selecionando a unidade para tal basta pedir de imediato para instalar, parece que não é bem assim! Após o particionamento, ainda na mesma janela, deve-se formatar essa unidade, devem estar aqui os pozinhos "perlim pim pim" que permitem o reconhecimento do sistema! Ora funcionou!! :lol:

Só me falta mesmo experimentar no portátil o 11.10, confesso que ainda não estou muito otimista no seu normal funcionamento no mesmo.
A Microsoft quer criar uma bolha de proteção mas certamente o tipo de proteção que os seus usuários desejariam contra as suas muitas vulnerabilidades ainda não será uma prioridade. Tal como uma mansão luxuosa construída em leito de cheia, os desastres a vários níveis serão inevitáveis ainda que se esforce em manter-se atrativa. :)
José Craveiro

Posição oficial da Canonical sobre o UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 31 de Outubro 2011, 16:15

Posição oficial da Canonical sobre o UEFI

White Paper: Secure Boot impact on Linux
Last month Steven Sinofsky from Microsoft announced new requirements for manufacturers wanting to ship Windows 8 systems, including a feature called “Secure Boot”.

Canonical, together with Red Hat, today publishes a white paper highlighting the implications of these requirements for users and manufacturers. The paper also provides recommendations on how to implement “Secure Boot”, to ensure that users remain in control of their PCs.

UEFI is a good step forward
How much do you know about the BIOS running on your laptop today? Sure, you probably have frantically pressed F12 at some point to try the latest Ubuntu from a CD or USB stick. Beyond that, BIOS doesn’t often get much attention. The thing is: BIOS is evolving, and all thanks to the UEFI Specifications.

The UEFI Forum, of which Canonical is a member, is defining the next generation interface between your system’s firmware and any operating system that runs on it. The new specs will make Ubuntu systems boot quicker, have a better battery life and are easier to configure.

The latest UEFI specification also defines a process called Secure Boot (version 2.3.1 – Chapter 27). Secure Boot is designed to address the potential for malware to insert itself between the firmware and the operating system on your computer. It accomplishes this by enforcing that only “approved” software is able to boot in your computer by way of a key that recognises pre-approved and signed software.

According to Microsoft’s presentation at //BUILD/2011, Secure Boot will be “Required for Windows 8 client”. While the UEFI specification does not recommend a specific implementation, Microsoft has a preferred solution (outlined on this blog post) which does not give the user full control over what software that is approved to run on their PC. This is the real issue for users.

Secure Boot should be available to all users
Canonical successfully partners with computer manufacturers to ship millions of Ubuntu pre-installed systems every year. While this distribution will continue to thrive, we are concerned for users wanting to install any Linux distribution on a PC sold with Secure Boot “ON”.

Any new Windows 8 PC will have Secure Boot switched “ON” when it leaves the shop and will be able to boot Microsoft approved software only. However, you will most likely find that your new PC has no option for you to add your own list of approved software. So to install Linux (or any other operating system), you will need to turn Secure Boot “OFF”.

However, we believe that you have the right to have your cake and eat it too! Its possible to have Secure Boot and the ability to choose your software platform.

This is why we recommend that systems manufacturers include a mechanism for configuring your own list of approved software. This will allow you to run Windows 8 and Linux at the same time in your PC with Secure Boot “ON”. This should also include you being able to try new software from a USB stick or DVD.

Even with the ability for users to configure Secure Boot, it will become harder for non-techie users to install, or even try, any other operating system besides the one that was loaded on the PC when you bought it. For this reason, we recommend that PCs include a User Interface to easily enable or disable Secure Boot and allow the user to chose to change their operating system.

Canonical has discussed these concerns with key industry partners and competitors, resulting in the “Secure Boot Impact on Linux” White Paper, authored by Jeremy Kerr (Technical Architect at Canonical), James Bottomley (Kernel Developer) and Matthew Garret (Senior Software Engineer at Red Hat).

I recommend you read this document to gain a better understanding on how Secure Boot will affect you. We will continue to work with our partners to ensure you still get to choose what runs on your PC!

Tradução via Google Translator:

Livro Branco: impacto de Inicialização Segura no Linux
No mês passado, Steven Sinofsky da Microsoft anunciou novas exigências para os fabricantes que desejam navio Windows 8 sistemas, incluindo um recurso chamado "Boot Seguro".

Canonical, juntamente com a Red Hat, publica hoje um papel branco destacando as implicações destes requisitos para os usuários e fabricantes. O documento também fornece recomendações sobre como implementar o "Boot Secure", para garantir que os usuários permanecem no controle de seus computadores.

UEFI é um bom passo em frente
Quanto você sabe sobre o BIOS em execução no seu laptop hoje? Claro, você provavelmente tem freneticamente pressionado F12 em algum momento de experimentar o mais recente do Ubuntu a partir de um stick USB ou CD. Além disso, BIOS não costuma ter muita atenção. A coisa é: BIOS está evoluindo, e tudo graças ao Especificações UEFI.

O Fórum UEFI, dos quais Canonical é membro, está definindo a interface entre a próxima geração do firmware do seu sistema e qualquer sistema operacional que roda sobre ele. As especificações novo fará sistemas Ubuntu inicialização mais rápido, ter uma vida melhor bateria e são mais fáceis de configurar.

A última especificação UEFI também define um processo chamado de Inicialização Segura (versão 2.3.1 - Capítulo 27). Inicialização segura é projetado para lidar com o potencial de malwares para inserir-se entre o firmware eo sistema operacional em seu computador. Ele faz isso através da aplicação de que apenas "aprovado" o software é capaz de inicializar em seu computador por meio de uma chave que reconhece software pré-aprovada e assinada.

De acordo com a apresentação da Microsoft em / / BUILD/2011, Boot Segura será "necessário para cliente do Windows 8". Embora a especificação UEFI não recomenda uma implementação específica, a Microsoft tem uma solução preferida (descrito neste blog) que não dá ao usuário total controle sobre o software que é aprovado para rodar em seu PC. Este é o verdadeiro problema para os usuários.

Inicialização Segura deverá estar disponível a todos os usuários
Canonical com sucesso parcerias com fabricantes de computador para enviar milhões de Ubuntu pré-instalado sistemas de cada ano. Enquanto esta distribuição irá continuar a prosperar, estamos preocupados para usuários que querem instalar qualquer distribuição Linux em um PC vendido com Inicialização Segura "ON".

Qualquer novo Windows 8 PC terá de inicialização segura na posição "ON" quando se sai da loja e será capaz de inicializar Microsoft aprovado software apenas. No entanto, você provavelmente irá descobrir que seu novo PC não tem outra opção para você adicionar a sua própria lista de programas aprovados. Então, para instalar o Linux (ou qualquer outro sistema operacional), você vai precisar para transformar Seguro Boot "OFF".

No entanto, acreditamos que você tem o direito de ter seu bolo e comê-lo! Sua possível ter Inicialização Segura e a capacidade de escolher a sua plataforma de software.

É por isso que recomendamos que os fabricantes de sistemas de incluir um mecanismo para configurar a sua própria lista de programas aprovados. Isto permitirá que você execute o Windows 8 e Linux ao mesmo tempo no seu PC com Boot Seguro "ON". Isto também deve incluir você ser capaz de tentar um novo software a partir de um stick USB ou DVD.

Mesmo com a capacidade dos usuários para configurar inicialização segura, ela se tornará mais difícil para não-techie os usuários a instalar, ou mesmo tentar, qualquer outro sistema operacional além do que foi carregado no PC quando você o comprou. Por esta razão, recomendamos que PCs incluem uma interface de usuário facilmente ativar ou desativar a inicialização segura e permitir que o usuário optou por mudar o seu sistema operacional.

Canonical tem discutido estas preocupações com parceiros-chave da indústria e concorrentes, resultando na "Impacto de Inicialização Segura no Linux" Livro Branco, de autoria de Jeremy Kerr (Architect técnico da Canonical), James Bottomley (Kernel Developer) e Garret Mateus (Engenheiro de Software Sênior Red Hat).

Eu recomendo que você leia este documento para obter uma melhor compreensão sobre como Inicialização Segura irá afetá-lo. Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para garantir que você ainda pode escolher o que é executado em seu PC!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias