Diariamente, mais de 600 mil perfis do Facebook correm risco de ataque informático, revela uma empresa de segurança informática. Na prática, são roubadas cerca de sete senhas por segundo em todo o planeta.
Tem conta no Facebook? Então o seu perfil pode estar em risco. Até aqui nada de novo, mas a empresa de segurança informática Kaspersky Lab garante que, a cada segundo, cerca de sete senhas são roubadas nesta rede social. Isto traduz-se em riscos elevados de ataque informático a mais de 600 mil perfis na mais utilizada rede social do planeta.
Segundo um relatório da empresa, divulgado pela Agência Lusa, cerca de quatro por cento das hiperligações partilhadas no Facebook constituem lixo eletrónico, expondo um em cada 200 utilizadores, diariamente, a ataques de "phishing".
Para proteger a sua conta, o melhor é, diz a empresa, não utilizar termos facilmente "encontrados em dicionários de senhas" como password, usar o "método de navegação segura" para prevenir infiltrações através de redes "wi-fi" desprotegidas e optar pela confirmação de início de sessão, para conseguir controlar todas as tentativas de conexão à conta.
Também convém, claro está, alterar a senha com alguma regularidade e utilizar senhas diferentes para contas em espaços online diferentes. Estas medidas são cada vez mais prementes numa altura em que, explica a empresa, "o uso do Facebook tem aumentado cada vez mais" e, consequentemente, também há mais "interesse em obter benefícios fraudulentos" à custa dos utilizadores menos precavidos.
Precisa de ideias para criar novas senhas? Veja este artigo: