A empresa declarou que o erro foi causado por um código experimental incluído nos computadores dos carros, e que as informações recolhidas jamais foram usadas. O Google concordou em destruir os dados dos Estados Unidos. A empresa ainda está trabalhando junto a vários países europeus para definir o que fará por lá.
Por este erro a Google está perto de fechar acordo em que pagará US$ 7 milhões pelas acusações de ter coletado essas informações pessoais. A informação é da Bloomberg, que afirma ter fonte "com conhecimento sobre o assunto" . A empresa teria chegado a um acordo em mais de 30 estados norte-americanos e a resolução pode ser anunciada ainda na próxima semana.
Segundo a Comissão Federal de Comunicação (FCC, na sigla em inglês), a companhia utilizou o Wi-Fi dos carros do Street View para coletar informações particulares sem autorização. Em 2010 a empresa afirmou que interromperia a prática e que os dados haviam sido reunidos acidentalmente. Em 2012 o órgão já havia multado o Google em US$ 25 mil por não cooperar com uma investigação sobre a coletagem de dados da companhia.