.
Trisquel é uma distribuição aprovada pela FSF, e, como tal, não inclui pacotes que não podem ser considerados de software livre, que é também a razão pela qual continua a liberar com o modo Fallback GNOME. Os desenvolvedores não podem assumir que os computadores de destino para a sua distribuição terão aceleração 3D disponível por causa da falta de módulo proprietários no kernel.
Como nas versões anteriores da distribuição, Trisquel é "acessível por padrão", proporcionando uma experiência de leitura de tela assistida a partir da tela de inicialização e também o transporte com uma série de outras ferramentas relacionadas à acessibilidade. Com este lançamento, os desenvolvedores do Trisquel decidiram deixar de dar suporte a versões não-LTS do Ubuntu e vai "se concentrar em dar o melhor suporte possível para a versão LTS" que estiver disponível. A diferença entre as versões serão alcançadas com backports de kernels mais novos e pacotes de outros núcleos.
Usuários do Trisquel 4.0 ou 5.5 podem atualizar seus sistemas através do gerenciador de atualização da própria distribuição. Para outros usuários, imagens de instalação podem ser baixadas no site da Trisquel. Tanto a imagem de 700 MB padrão, bem como uma versão de 500MB "Mini Trisquel" estão disponíveis.