Ricardo JM Vieira (20-03-2013, 15:06) escreveu:Eu não tenho gostado muito do peso associado ao Ubuntu e decidi remover o Unity e fazer do 12.10 uma distribuição o mais gnome possível. O resultado é bem demonstrativo da diferença entre o Gnome e o Unity. Para comparação, devo dizer que ao iniciar o meu ambiente agora consome cerca de 350MB (versão 64bits). Continuo a achar o Unity um conceito interessante, mas enquanto não o otimizarem melhor e deixarem de incluir lentes duvidosas, temo que irei ficar apenas pelo Gnome. E, sinceramente, eles têm feito um bom trabalho e estão a evoluir a olhos vistos.
Eu acho precisamente isso que disse Ricardo! Eu adoro o conceito do Unity, mas cada vez mais estou mais cansado dele. Tenho um i5 com um disco SSD e mesmo assim sinto que o Unity é pesado. Ainda há uns meses estava a mexer num Xubuntu num computador com 7 anos e a coisa funcionava a velocidade parecida. É triste ver uma coisa assim.
E digo que é triste principalmente porque o Unity não tem rigorosamente nada de especial em termos gráficos para tornar tudo isto tão pesado. Os indicadores são feios, em GTK, ao contrário dos mesmos indicadores do ElementaryOS. A barra não é personalizável e não tem efeitos, portanto também não devia pesar nada, basta comparar com o plank. E o Dash é um absurdo de peso e só tem uma coisa de especial: transparente, algo que existe inúmeros programas que têm e não são assim pesados.
Fico mesmo triste de ver o Unity no estado que está, mas o conceito dele agrada-me muito. Já não consigo habituar-me a ver tantas barras numa janela maximizada