Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:34 Pesquisa avançada

GNOME Shell 3.8 Preview

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: GNOME Shell 3.8 Preview

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Março 2013, 20:46

Ricardo JM Vieira (20-03-2013, 15:06) escreveu:Eu não tenho gostado muito do peso associado ao Ubuntu e decidi remover o Unity e fazer do 12.10 uma distribuição o mais gnome possível. O resultado é bem demonstrativo da diferença entre o Gnome e o Unity. Para comparação, devo dizer que ao iniciar o meu ambiente agora consome cerca de 350MB (versão 64bits). Continuo a achar o Unity um conceito interessante, mas enquanto não o otimizarem melhor e deixarem de incluir lentes duvidosas, temo que irei ficar apenas pelo Gnome. E, sinceramente, eles têm feito um bom trabalho e estão a evoluir a olhos vistos.

Eu acho precisamente isso que disse Ricardo! Eu adoro o conceito do Unity, mas cada vez mais estou mais cansado dele. Tenho um i5 com um disco SSD e mesmo assim sinto que o Unity é pesado. Ainda há uns meses estava a mexer num Xubuntu num computador com 7 anos e a coisa funcionava a velocidade parecida. É triste ver uma coisa assim.

E digo que é triste principalmente porque o Unity não tem rigorosamente nada de especial em termos gráficos para tornar tudo isto tão pesado. Os indicadores são feios, em GTK, ao contrário dos mesmos indicadores do ElementaryOS. A barra não é personalizável e não tem efeitos, portanto também não devia pesar nada, basta comparar com o plank. E o Dash é um absurdo de peso e só tem uma coisa de especial: transparente, algo que existe inúmeros programas que têm e não são assim pesados.

Fico mesmo triste de ver o Unity no estado que está, mas o conceito dele agrada-me muito. Já não consigo habituar-me a ver tantas barras numa janela maximizada xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Maxwell » Qua, 20 de Março 2013, 21:08

Xterminator (20-03-2013, 17:37) escreveu:
Maxwell (20-03-2013, 17:16) escreveu:
leandrolopes (20-03-2013, 11:56) escreveu:
Claudio Novais (20-03-2013, 10:52) escreveu:Em todo o caso, eu digo isto, mas continuo a usar o unity por preferir o conceito de otimização de espaço que ele tem.

#unity :venia:

E não e só isso o melhor que eu acho no unity e fato de achar o programa com duas letra no maximo isso traz agilidade o gnome e lindo mais ficar rasta mouse pra cá pra la ate achar e chato.
E as lentes eu removo todas nao deixo nem uma e o sistema ganha muita velocidade :rox:
Ele e meio pesado mesmo mais muito pratico eu gosto disso se tiver placa de video roda liso.

Não sei de qual versão você está falando, no gnome-shell funciona da mesma forma, a não ser que você nunca viu a barra de pesquisa no modo overview, ou sequer o tenha utilizado
teclawin+começe a digitar
alt+f2+comece a digitar e tecle TAB

O gnome sempre funcionou bem somente utilizando o teclado, o ideal e falar do que sabemos como funciona.

Eu não to usando nenhuma versão do gnome e sei do que eu to dizendo por que já fiz o teste no gnome 3.0 até 3.6 e digo do usuário comum que não sabe o que tecla windows ele vai com o mouse e fica arastando o mouse pra todo lado no video mostra isso que eu disse usuario usa mouse eles nao sao como nos que sabemos executar comando pelo terminal para fazer diversas coisas e muita vezes usei o pc sem o mouse. E nisso o unity e melhor, mais no quisito leveza e beleza o gnome-shell agrada
muito mais que o unity prefiro o conceito do unity e só isso :yeah:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Março 2013, 21:12

As funcinoalidades que o unity permite fazer com o teclado o Gnome-Shell também permite. Aliás eu dantes usava o Gnome-DO, há talvez 6 anos atrás, e ele fazia tudo o que o Unity faz e muito mais! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 14:05

Mais um vídeo preview do Gnome-Shell 3.8, basicamente este é uma continuação do primeiro:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ssousaleo » Seg, 25 de Março 2013, 15:45

Achei bem interessante e muito bonito, mas acho que ainda vou continuar usando o Unity, não vou trocá-lo tão facilmente.

ssousaleo

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 25 de Março 2013, 17:03

O pessoal do Gnome está de parabéns!

Estou utilizando o Fedora + Gnome Shell 3.6 e ele está muito rápido. Instalei diversas extensões e estou adorando.

Estou ansioso pela versão 3.8 :)
yuryrodrigues

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 18:47

Também ando muito confiante com o Gnome! Aliás anseio experimentar o GnomeOS. Só tenho medo é que caiam na desgraça como o Metro do Windows, na versão Gnome4 :\

Custa-me a crer que eles comentam os mesmos erros, mas a verdade é que vão enveredar nessa área e portanto a probabilidade de fazerem asneira é grande :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 25 de Março 2013, 18:53

Usei por um tempo, ficou bom com algumas extensões, mas aqui tive diversos bugs aleatórios. Quando mudou a versão, o tema que tinha instalado ficou incompatível. Me enchi e voltei para o Unity, que estou testando alternativas porque também não está me agradando. O Gnome-Shell precisa parar de obrigar quem faz temas ficar alterando o pacote toda hora. Isso é muito ruim para o usuário final. Muitas vezes o tema não está no repositório e isso estraga tudo. Espero que entendam isso logo.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 18:56

É, um dos maiores problemas do Gnome em geral, e isto inclui o GTK que o Ubuntu com Unity também usa, é as várias mudanças de API que trouxe a cada nova versão. Vi muitos programadores aborrecidos pois tinham de andar a mudar as aplicações que outrora eram estáveis simplesmente porque o pessoal do Gnome/GTK andava a mudar a maneira como as coisas funcionavam.

Sobre instabilidade? Muita dela ocorre por causa do Ubuntu. Tenho uma opinião muito particular sobre esse assunto que não me apetece criar agora uma discussão pública, mas eu cá acho isso.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 26 de Março 2013, 0:04

Acho que desde que seja melhorado, pode mudar as apis o quanto quiserem, o Gnome 3.7 esta muito bom, leve, e funcional com vantagens que os anteriores não tinham, perdem-se algumas coisas e ganha-se outras.
Acho melhor mudar a api, e obrigar todos desenvolvedores a segui-la, se não for feito desta maneira, teremos logo logo, uma "zona" geral como é o caso do Windows onde cada desenvolvedor programa usando o que quiser.
Xterminator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias