Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:47 Pesquisa avançada

Slackware Linux muda para MariaDB

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Slackware Linux muda para MariaDB

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 22:06

.
A próxima versão do Slackware Linux irá deixar o MySQL em favor do MariaDB. A mudança foi anunciada na primeira página do site e na alteração de log do projeto por Patrick Volkerding. Com isso, o Slackware segue uma tendência dentro de distribuições Linux de sair do MySQL da Oracle para o MariaDB, da MariaDB Foundation, um fork do MySQL criado quando a Oracle adquiriu a Sun e, com ela, o MySQL. Temores da comunidade de que a Oracle pudesse acabar com o MySQL ou cobrar taxas de licença para a community edition levaram também distribuições como Fedora e openSUSE a mudarem para o MariaDB como banco de dados padrão. O Slackware parece, porém, estar indo mais longe - está substituindo completamente o MySQL por MariaDB em vez de apenas selecioná-la por padrão.

A mudança de log do Slackware observa que Volkerding não pensa que "exista atualmente qualquer problema com o licenciamento do MySQL da community edition para uso comercial", apesar de ter havido alguma confusão sobre o assunto. Uma pesquisa no LinuxQuestions.org mostrou uma preferência pelo MariaDB. Além disso, havia uma crença do desenvolvedor do Slackware de que a MariaDB Foundation irá "fazer um trabalho melhor com o código", ser mais sensível às preocupações de segurança, e estará mais disposta a trabalhar com a comunidade de código aberto. Volkerding diz ainda que está considerando o que deve ser feito com versões mais antigas do Slackware e do MySQL, mas está "inclinado a apenas continuar a atualizar com MySQL" .

Nenhuma data foi definida para o lançamento do próximo Slackware. O lançamento mais recente, que ainda inclui o MySQL, é o Slackware 14, que foi lançado no final de setembro de 2012 e pode ser baixado a partir do site do projeto.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Slackware Linux muda para MariaDB

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 25 de Março 2013, 22:46

Acho natural projetos Open-Source usarem projetos também Open-Source. Isso não deveria mudar nunca no linux. O MySQL é gratuito e não vejo problema algum no momento, mesmo sendo da Oracle. Mas as decisões do MariaDB ficam por conta de uma comunidade, e o MySQL por conta de uma empresa. Acho que até o momento a Oracle não comprometeu, mas a importância do MySQL dentro da empresa é o problema. É pequena diante dos outros aplicativos dela. Também acho que o MariaDB irá evoluir mais rápido que o MySQL, agora vamos ver se o MariaDB não vai ser vendido de novo, porque o MySQL foi "comprado" pela SUN não vamos esquecer.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 22:52

Pode ser comprado, mas como tudo isto é open-source, logo logo vem outro novo projeto. Quanto a esta questão das bases de dados, estamos a passar uma fase complicada. As empresas que têm bases de dados MySQL (que devem ser mesmo muitas) agora deparam-se com uma situação complicada em que existe uma probabilidade grande de congelarem no tempo, basta ver o que acontece ao OpenOffice que acabou por ser cedido à Apache foundation visto que não tinha comunidade suficiente para o manterem em desenvolvimento ativo.

Quanto à questão da Oracle dar prioridade, é óbvio que ela não ia fazer por menos pelo seu querido "filho" que é a excelente mas cara base de dados Oracle. Mas também custa-me a crer que ela executasse algo drástico.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 27 de Março 2013, 4:13

Não sei Claudio, empresas dificilmente mudam versão de banco de dados. Geralmente quando se tem um projeto novo, aí sim, utilizasse o que é melhor, mas migração em massa geralmente não acontece, só o povo do open-source tem coragem de fazer essas coisas rs. E caso gostem da idéia do MariaDB, ainda existe o problema do suporte. O MySQL sempre teve uma empresa dando apoio. Mas que o MariaDB vai andar mais que o MySQL vai sim.

marcos.vargens

Mensagempor Exploit » Qua, 27 de Março 2013, 5:03

o problema é a segurança..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 13:32

Olá Marcos,

Também não sei, mas a verdade é que é necessário manutenção. Correções de segurança, como o Exploit disse, são algo primordial. E pelo que estou a ver há várias distribuições que em breve vão fechar as portas por completo à publicação de atualizações do MySQL.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 27 de Março 2013, 17:05

Segurança é meio relativo. Em termos de perda de dados e problemas com performance eu concordo mas chamaria de bug, aí sim é um bom motivo para migrar. Mas o banco de dados é ultima camada em uma rede. Se o invasor chegar até ele não tem mais o que fazer.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 19:38

Sim, nisso você tem razão. Em todo o caso, acho que mais tarde ou mais cedo a migração terá de ser feita, na minha opinião.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias