Steve Kondik, o criador do CyanogenMod, firmware personalizado do Android, deixou a Samsung após 19 meses de trabalho. O desenvolvedor afirmou ao Android Police que sua saída não teve relação com nenhum problema na empresa e que ele só queria "fazer algo novo".
Kondik anunciou a novidade em sua página no Google+, onde escreveu suas primeiras impressões sobre o Galaxy S4. Ele se diz muito empolgado com os novos recursos e o design do aparelho, mas está descontente com a TouchWiz, a personalização da interface do Android criada pela Samsung.
"A TouchWiz ficou um pouco mais consistente com o último upgrade", afirma Kondik. "Infelizmente, parece que ela voltou alguns anos, para os dias do Froyo", avalia.
O desenvolvedor, no entanto, elogia os novos recursos de software introduzidos no Galaxy S4. "Algumas das novas funcionalidades são muito úteis, como o fato de que você pode apenas apontar para uma mensagem de e-mail sem tocar na tela e o aparelho mostra uma prévia da mensagem" , diz Kondik. "O app de câmera também recebeu algumas atualizações significativas" . Além disso, "o GPS parece funcionar melhor que em qualquer outro dispositivo da Samsung."
Kondik foi contratado pela Samsung em agosto de 2011 como engenheiro de software móvel. Na época, a coreana destacou que não tinha planos de utilizar o CyanogenMod em seus aparelhos, mas queria aproveitar as habilidades de Kondik, bem como seu conhecimento sobre o Android.