.
Com uma base de usuários existente, implementações estáveis de escala e experiência já extensa no desenvolvimento de código aberto, o projeto CloudStack se concentrou em adaptar-se ao "Apache Way". "Nós conseguimos construir uma comunidade diversa, amigável e muito aberta em torno da CloudStack", disse Chip Childers, vice-presidente da Apache CloudStack. Deixar a incubadora significa que a comunidade e os processos de desenvolvimento do projeto são agora considerados como "bem governado" em termos de princípios ASF. A CloudStack visa prestadores de serviços e de empresas e, como tal, compete diretamente com o OpenStack e sua própria fundação independente.
O software já oferece recurso de gerenciamento de computação de rede como serviço (Network-as-a-service), gerenciamento de contas de usuário e recursos de contabilidade, tudo com API nativa, uma interface de usuário baseada na web, ferramentas de linha de comando, e uma RESTful API. Há também APIs compatíveis com a nuvem AWS EC2 e S3 para empresas que desejam usar as APIs da Amazon Web Services para garantir a portabilidade híbrida entre um serviço de nuvem privada e pública. A CloudStack trabalha com VMware, KVM, XenServer, e a Xen Cloud Platform.
A versão atual do CloudStack é a 4.0.1, que está disponível para download como código fonte ou como pacotes binários deb ou rpm para Ubuntu e Red Hat Enterprise Linux. Um guia de instalação cobre como implementar a CloudStack e é complementado pelas notas de lançamento, guia do administrador, e uma guia de API para o desenvolvedor.