Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 3:36 Pesquisa avançada

Curiosidade: Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Curiosidade: Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 2 de Abril 2013, 22:00

É 23 de Setembro de 1996. É um Domingo. A Macarena está bombando no rádio do escritório, a meio caminho de ficar a 14 semanas no topo da Billboard Hot 100, fazendo pouco para melhorar a melancolia segunda-feira o habitual.

E para facilitar a semana, você folheia uma revista e lê sobre o Windows NT 4.0, lançado há vários meses atrás. Você pergunta a si mesmo se vale a pena usar o novo sistema da Microsoft.

Então, é descer para o trabalho. A Microsoft pode manter suas interfaces gráficas enfeitadas e seus sistemas operacionais gráficos de servidor. NetWare 3.12 está onde está: arquivo à prova de balas e compartilhamento de impressão. O servidor, nomeado INTEL, depois de seu processo precisa de uma atualização, então você a instala e o reinicia.

Dezesseis anos e meio depois, os discos rígidos do INTEL – um par de dispositivos SCSI Quantum de 800MB – estão fazendo alguns ruídos descontentes de seu azimute e você está cansado das queixas. É hora de desligar o velho cavalo de guerra.

Conexão terminada. Parece quase criminoso.

O servidor foi desarmado por um dos usuários do fórum do Ars Technica, Axatax, como documentado neste thread.

Dezesseis anos e meio é muito tempo. Será que algum outro servidor poderá vencê-lo?

Com informações de Ars Technica.

Fonte: Br-Linux e Revista Espírito Livre

nuno_nunes

Re: Curiosidade: Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 2 de Abril 2013, 22:18

Netware? Isso é Linux?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 2 de Abril 2013, 22:19

Rafael Schonberg (02-04-2013, 21:18) escreveu:Netware? Isso é Linux?

Netware é um software antigo que usavam nos servidores e lê o tópico com a atenção e ves o sistema que estava a usar
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Abril 2013, 22:57

nuno_nunes (02-04-2013, 21:19) escreveu:

Netware é um software antigo que usavam nos servidores e lê o tópico com a atenção e ves o sistema que estava a usar

Por acaso eu também fiquei sem saber que sistema era. Ler outra vez não adianta quando a única vez que fala do sistema que supostamente estava no servidor é quando diz: "NetWare 3.12 está onde está: arquivo à prova de balas e compartilhamento de impressão."

A maneira como está escrita não é direta e só diz uma única vez num texto sobre esse sistema operativo e que conta com 8 parágrafos. Muito pouco para ser um texto a falar bem do NetWare. Mais, o Rafael perguntou se era Linux e o Nuno manda ler outra vez?

Entretanto, sobre o Netware, precisei de ir À Wikipédia. É um sistema operativo feito pela Novell que acabou por ficar ultrapassado para o Linux:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 2 de Abril 2013, 23:05

Claudio Novais (02-04-2013, 21:57) escreveu:
nuno_nunes (02-04-2013, 21:19) escreveu:

Por acaso eu também fiquei sem saber que sistema era. Ler outra vez não adianta quando a única vez que fala do sistema que supostamente estava no servidor é quando diz: "NetWare 3.12 está onde está: arquivo à prova de balas e compartilhamento de impressão."

A maneira como está escrita não é direta e só diz uma única vez num texto sobre esse sistema operativo e que conta com 8 parágrafos. Muito pouco para ser um texto a falar bem do NetWare. Mais, o Rafael perguntou se era Linux e o Nuno manda ler outra vez?

Entretanto, sobre o Netware, precisei de ir À Wikipédia. É um sistema operativo feito pela Novell que acabou por ficar ultrapassado para o Linux:

Pois os servidores usavam muito isso em 96
nuno_nunes

Mensagempor marcalm » Qua, 3 de Abril 2013, 1:01

Dei manutenção em muitas máquinas com NetWare nessa época. Era bem estável mas difícil de mexer. O grande problema era que os cabos de rede ainda eram do tipo coaxial.

marcalm

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 4 de Abril 2013, 1:58

Me impressiona o hardware mais que o software o.0

marcos.vargens

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 4 de Abril 2013, 10:55

marcos.vargens (04-04-2013, 0:58) escreveu:Me impressiona o hardware mais que o software o.0

A mim não me impressiona, porque devia de durar ainda mais, os fabricantes é que não querem porque isso não lhes traria dinheiro!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcalm » Qui, 4 de Abril 2013, 12:50

Luis Cardoso (04-04-2013, 9:55) escreveu:
marcos.vargens (04-04-2013, 0:58) escreveu:Me impressiona o hardware mais que o software o.0

A mim não me impressiona, porque devia de durar ainda mais, os fabricantes é que não querem porque isso não lhes traria dinheiro!

Acho que, de certa forma, foi isso o que o marcos.vargens quis dizer. Hoje está muito claro que os fabricantes produzem hardaware com tempo de vida intencionalmente limitado.

marcalm

Próximo

Voltar para Notícias Gerais