Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 3:38 Pesquisa avançada

Curiosidade: Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Curiosidade: Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Mensagempor Bitetti » Qui, 4 de Abril 2013, 15:12

O servidor proxy da empresa q trabalho tem uns 20 anos... a diferença é q é reiniciado muito mais vezes.
Bitetti

Mensagempor marcalm » Qui, 4 de Abril 2013, 17:20

Claudio Novais (04-04-2013, 11:55) escreveu:@Marcalm, veja este tópico que fala precisamente sobre isso:

Claudio, excelente post. Não conhecia o documentário, vou procurar assitir e divulgar.

marcalm

Mensagempor Registeel » Qui, 4 de Abril 2013, 17:54

A título de informação, o principal herdeiro do NetWare hoje é o Suse Linux.
Até o final da década de 1990, o NetWare foi o sistema operacional baseado em redes mais popular para sistemas de alta demanda por dois motivos: era multiplataforma e utilizava uma versão do DOS produzida pela Novell. O concorrente principal do NetWare era o Windows NT, mas isso apenas a partir de 1995. Com o crescimento do Linux o NetWare perdeu ainda mais mercado, de modo que em 2003 compraram a Suse e lançaram o projeto OpenSuse, com o objetivo de integrar o Suse Linux e o NetWare. Em 2005 lançaram o Open Enterprise Server, sucessor do NetWare.
Registeel

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 5 de Abril 2013, 6:52

Foi exatamente sobre o documentário que o Claudio postou que me referi a surpresa quanto ao hardware. Que o Linux, principalmente o Debian por exemplo, (mesmo não sendo o caso), é muito estável e confiável, já sabemos, agora o hardware aguentar tanto tempo? A mim impressionou muito.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Abril 2013, 15:18

@Marcos a não ser a massa usada para a passagem de calor dissipado, não me parece que os materiais se estraguem assim. Até pelo contrário. Acho que na maioria dos casos (atenção que não estou a dizer todos) o que acontece é um mau uso dos computadores, nomeadamente picos de eletricidade e vibrações.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Abril 2013, 15:59

Claudio Novais (05-04-2013, 14:18) escreveu:@Marcos a não ser a massa usada para a passagem de calor dissipado, não me parece que os materiais se estraguem assim. Até pelo contrário. Acho que na maioria dos casos (atenção que não estou a dizer todos) o que acontece é um mau uso dos computadores, nomeadamente picos de eletricidade e vibrações.

O que também se estraga muito é os condensadores, que devido ao calor tendem a inchar e verter... Já tivemos de substituir alguns na MB do PC do meu irmão, devido a um sobreaquecimento do CPU (raios partam os dissipadores radiais... ¬¬ ) e aumentei-lhe a ventilação para evitar assim que o pó se deposite no dissipador, o que tem resultado, porque ao fazer-lhe a manutenção, o dissipador encontrava-se limpinho!

As ventoinhas também sofrem grande desgaste, por estarem sempre a rodar, o que também pode provocar grandes ruídos...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 5 de Abril 2013, 21:51

Acho mais por causa de HD's que pelas minhas experiências, não duravam muito nessa época. Talvez eu fosse um péssimo utilizador deles :D .
As ventoinhas também eram outro problema, mas a fonte acho que é o pior, se bem que não deve ser aquelas de baixo custo. Memória, placa mãe e processador eu concordo que são componentes que duram bastante mesmo, para mais de 10 anos, mas nunca precisar desligar para trocar nada é de espantar.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 6 de Abril 2013, 15:35

@Marcos, quer ter noção de uma coisa? O meu pai já tratou de servidores que a tecla de desligar/ligar COLOU com o tempo. Vários que já aconteceu isso, servidores e computadores a fazer serviços de servidor. Ah e 99% provavelmente são windows, mas isso é outra conversa.

O que é preciso é que não estejam em locais onde haja lixo, poeira e encontrões. De resto, a não ser que haja problemas de fabrico, as coisas duram muito! O nosso problema é não tratarmos bem dos computadores. Aliás o meu computador atual só tem um dois anos e pouco, no entanto já levou uma vida tão ativa tão ativa que é como se tivesse vivido muitos anos. Ele está constantemente a ser usado, sempre a abanar por pegar nele, muitas vezes em locais com pó e até por vezes humidade. Portanto não admira que mais tarde ou mais cedo se estrague. Experimente você fazer várias placas eletrónicas com componentes extremamente pequenos e depois a andarem sempre a levar com vibrações a diferentes temperaturas.

É como nos carros, podemos dizer que eles são fracos (os mais baratos) mas a verdade é que eles já fazem muito! Andamos muitas vezes em estradas completamente estragadas e eles não se estragam! A verdade é que a sociedade anda também muito ativa e usa muito os materiais que tem. Claro que não ponho de parte a Obsolescência programada.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Abril 2013, 20:12

Olha Cláudio, o meu portátil está como está, não por ser sido barato, mas devido aos maus tratos, começando logo pela bateria xD (alimentando o que não devia). Problemas de alimentação e de aquecimento, devido aos ambientes em que já teve de trabalhar... E até estou deveras espantado, pois já o tive de usar em locais, para os quais o disco rígido magnético não devia estar, pois havia a possibilidade de corrupção dos dados devido à presença de campos magnéticos fortes... Está com Openbox, é certo, mas porque quero ver se o estendo por mais alguns anos xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais