O equipamento foi exibido na conferência IEEE de realidade virtual em Orlando, na Flórida e consegue emitir o aroma a partir do exato ponto na tela em que o objeto é exibido, como uma xícara de café, por exemplo.
De acordo com a New Scientist, a TV funciona através da vaporização de esferas de gel dentro de quatro canais de fluxo de ar, um em cada canto do display. Ventoinhas assopram o ar paralelamente à tela e, ao variar a força e a direção do fluxo, é possível direcionar o cheiro para a área desejada.
A tecnologia atual é capaz de emitir um único cheiro por vez. Mas o líder do projeto, Haruka Matsukura, afirma que o próximo passo é incorporar ao televisor uma espécie de cartucho, como os que são usados nas impressoras, que vão permitir a alternância rápida entre aromas diferentes.
Um dos propósitos, como alguns de vocês já devem ter imaginado, é tornar os anúncios publicitários mais atraentes aos espectadores. Afinal, quem resistiria a um delicioso cheirinho de pizza? Por outro lado, o que aconteceria num filme com tráfego de droga ou num documentário dos Dirty Jobs?