É interessante, mas tem um risco associado enorme, de beneficiar as próprias empresas.
Estes grupos políticos sejam eles públicos como este ou privados como as máfias têm sempre objetivos claros de beneficiar as empresas e não funcionar com um objetivo democrático. Creio que a médio prazo, com o escalar das dívidas de todos os países (praticamente!), muito por culpa destes benefícios que dão a grupos de empresas, vai fazer com que haja um boom, onde a solução open-source terá de ser executada.
Outrora tínhamos um funcionamento monárquico, completamente fora do povo. Depois veio o modo democrático em que o povo participa na eleição de grupos políticos mas não de personalidades políticas. E creio que o futuro será algo mais objetivo, mais direcionado a pessoas e não grupos políticos e sempre com forma de atuar totalmente transparente. A informática terá sem dúvida uma influência enorme para proceder à execução de ações por parte de empresas, sob a forma de leilão para o público.
Aí no Brasil não sentem os problemas de corrupção pois o dinheiro abunda (claro que sentem, mas se calhar não sentem as consequências, apenas vivem algo que podia ser melhor). No entanto a maioria dos países está falido. Completamente. Europa, mesmo a Alemanhã está assim. Estados Unidos da América nem se fala. Todos os países têm problemas financeiros e têm dívidas.
Muitas destes dívidas são claramente para beneficiar empresas. Quando existir um modo open-source de associação de empresas a trabalhos públicos toda essa problemática da corrupção será desmoronada.
Falo claro ao nível financeiro, não pensei nas áreas da política!