Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 15:20 Pesquisa avançada

KLyDE: iniciado projeto que busca fornecer um ambiente KDE m

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

KLyDE: iniciado projeto que busca fornecer um ambiente KDE m

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 12 de Abril 2013, 23:14

KLyDE: iniciado projeto que busca fornecer um ambiente KDE mais leve

Um desenvolvedor do SUSE Linux começou um novo projeto chamado KLyDE. O foco da KLyDE (K Lightweight Desktop Environment) é fornecer um desktop KDE leve.

Will Stephenson, o desenvolvedor SUSE que esteve envolvido com o KDE por anos, amadureceu esta ideia por um tempo e agora está começando a tomar medidas sobre a implementação de um KDE leve. “KDE não é intrinsecamente inchado. Em sua essência, ele salta através de uma série de aros para a eficiência da memória e velocidade, e é modular quanto a falhas. Mas a maioria dos empacotamentos do KDE tem uma abordagem super completa e quando você instala sua distribuição com KDE você obtém um conjunto completo de desktop, applets e aplicações. Outra crítica importante quanto ao KDE é que ele é muito configurável. O projeto KLyDE aplicará a modularidade do KDE e configurabilidade para o desafio de fazer um trabalho leve. No entanto, o que eu não quero não é um trabalho de machado onde a funcionalidade é grosseiramente cortada fora do ambiente de trabalho para encaixar alguma concepção de peso leve.”

O que o projeto deste desktop leve KDE está buscando é o de proporcionar uma pegada mínima através de mudanças nos pacotes e componentes opcionais do desktop KDE, alterações em configurações / perfil, resultando em uma configuração simples. Este KDE leve também foca em um rápido processo de inicialização do ambiente.

Há alguns pacotes do KLyDE sendo oferecidos agora no Build Service Aberto para o SUSE 12.3 e existem ainda progressos avançando em outros lugares. Mais detalhes sobre este desktop leve do KDE podem ser encontrados neste blog.

Com informações de Phoronix.

Fonte: Revista Espírito Livre

nuno_nunes

Re: KLyDE: iniciado projeto que busca fornecer um ambiente K

Mensagempor zilog » Ter, 16 de Abril 2013, 11:11

O meu KDE acabadinho de instalar usa 250Mb de RAM, se poder encolher um pouco não fazia mal.
Mas uma instalação no HD ocupa muito espaço. Traz muita coisa que depois não se usa.
Aqui é que eles querem fazer a alteração e os utilizadores agradecem.
zilog

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Abril 2013, 21:17

Eu só acho que criar forks e mais forks continua a não ser nada bom para a saúde Linux. Criar forks com sentido, têm todo o meu apoio, exemplos disso é ElementaryOS, o LibreOffice, entre outros. Agora criar distribuições porque se tem a ideia X, criar um fork de um ambiente porque se tem a ideia Y, parece-me despropositado.

Infelizmente isto não só acontece por os autores quererem ter o seu nome como principais colaborados. Na verdade muitos dos forks acontecem porque as comunidades não aceitam mudar o rumo. E neste caso talvez possa ser isso que esteja a acontecer.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor HufflepuffBR » Qua, 24 de Abril 2013, 14:05

Estou vendo com bons olhos o Klyde. É uma resposta aos desktops cada vez mais pesados que estamos vendo com o próprio KDE 4, GNOME 3, Unity, etc...

Além disso, não vejo o KlyDE como um fork, não tanto quanto o MATE ou o Cinnamon. Vejo ele como um "addon", uma variante leve do KDE 4. Espero que logo saia o PPA para Ubuntu

HufflepuffBR

Mensagempor abdo » Qua, 24 de Abril 2013, 14:58

se o kde viesse limpo de programas seria uma boa alternativa aos Unitys e Gnomes, mas é muito poluído para o meu gosto, se essa for a proposta do Klyde será benvinda para um teste.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Voltar para Notícias