Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:45 Pesquisa avançada

Mozilla ignora ameaças e avança bloqueio dos cookies de 3os

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Mozilla ignora ameaças e avança bloqueio dos cookies de 3os

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 16:49

A Mozilla adicionou um bloqueio automático de cookies de terceiros em uma versão preview do Firefox 22. A iniciativa colocará o recurso nas mãos da maioria dos usuários no final de junho e a empresa em rota de colisão com a indústria de anúncios online.

Grupos comerciais de publicidade criticaram o novo bloqueio, chamando-o de "perigoso e altamente preocupante", sob a justificativa de que usuários do Firefox iriam ver mais anúncios online como um resultado.

Na sexta-feira (5/4), o defensor da privacidade que criou o código de bloqueio disse que o liberou no canal Aurora. "A nova política de cookies para o Firefox migrou para Aurora!", tuitouJonathan Mayer, um estudante de pós-graduação em ciência da computação e direito na Universidade de Stanford.

Mayer também é um dos dois pesquisadores da Universidade de Stanford que criou a implementação para o cabeçalho HTTP que sinaliza a preferência de privacidade "No Track Dot" (Não me Rastreie) do usuário.

Preview

Aurora é o nome da versão preliminar do Firefox, que visa usuários em geral. No ciclo de desenvolvimento da empresa de código aberto, o Aurora é seguido pela versão Beta e, depois, Release. Cada edição do Firefox passa por ciclos de Aurora-Beta-Release - as duas primeiras duram 6 semanas cada.

O Firefox 22, programado para ser lançado na versão Release em 25 de junho, foi transferido na sexta-feira para o canal Aurora. A Mozilla listou o bloqueio de cookies em seu resumo de novos recursos para o próximo navegador.

Os cookies são usados por anunciantes online para rastrear os movimentos dos usuários durante a navegação para, em seguida, entregar anúncios direcionados - uma prática chamada pela indústria de "publicidade online comportamental". A nova política do Firefox permitirá cookies de domínios que os usuários realmente visitam - chamados de "primários" - mas irá bloquear automaticamente aqueles gerados por um domínio de terceiros, a menos que o usuário já tenha visitado o cookie do site-de-origem.

Polémica

A configuração padrão não bloqueará todos os cookies e impedirá qualquer rastreamento - em discussões internas, a Mozilla reconheceu que era um bloqueio parcial, mas foi projetada para reduzir a "explosão" de rastreamento comportamental na web.

Mesmo assim, a discussão da Mozilla para bloquear cookies de terceiros despertou a ira das associações do setor de publicidade no mês passado. Tanto o Escritório de Publicidade Interativa (Interactive Advertising Bureau - IAB), quanto a Associação Nacional dos Anunciantes (Association of National Advertisers - ANA), criticaram a nova configuração, alegando que ela obrigaria milhares de pequenas empresas online a "fecharem as portas".

Um representante da indústria de publicidade também disse que os usuários do Firefox receberiam mais anúncios, e não menos, se Mozilla continuasse com o plano. "Os fatos são que os usuários do Firefox verão mais anúncios, não menos, e eles não serão adaptados aos seus interesses. Eles verão anúncios comuns, que vão parecer como spam", disse o vice-presidente de relações governamentais da ANA, Dan Jaffe, em entrevista realizada em março.

Em resposta aos ataques da indústria de publicidade no mês passado, o CTO da Mozilla, Brendan Eich, negou que o bloqueio de cookies fosse iminente. "Como acontece com todos os nossos novos recursos do Firefox, haverá meses para avaliar as informações técnicas de nossos usuários e da comunidade antes da nova política entrar no Aurora Beta e outras versões do Firefox", disse Eich há duas semanas via e-mail.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Mozilla ignora ameaças e avança bloqueio dos cookies de

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 12 de Abril 2013, 22:35

Parabéns à Fundação Mozilla. Destacou-se do fechado Google Chrome para o bem das pessoas e mal das empresas.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 12 de Abril 2013, 22:54

Já tinha sido postado a uns tempo aqui: viewtopic.php?f=29&t=4143
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 22:58

nuno_nunes (12-04-2013, 21:54) escreveu:Já tinha sido postado a uns tempo aqui: viewtopic.php?f=29&t=4143

Nuno para a próxima lê a notícia! ;)

Claudio Novais (12-04-2013, 15:49) escreveu:A Mozilla adicionou um bloqueio automático de cookies de terceiros em uma versão preview do Firefox 22. A iniciativa colocará o recurso nas mãos da maioria dos usuários no final de junho e a empresa em rota de colisão com a indústria de anúncios online.
nuno_nunes (28-02-2013, 0:21) escreveu:Um patch apresentado para ser incluído no Firefox 22, por Jonathan Mayer, significa que esta versão do navegador vai bloquear cookies de terceiros por padrão
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 23:10

nuno_nunes (12-04-2013, 22:00) escreveu:
Claudio Novais (12-04-2013, 21:58) escreveu:Nuno para a próxima lê a notícia! ;)

Claudio Novais (12-04-2013, 15:49) escreveu:A Mozilla adicionou um bloqueio automático de cookies de terceiros em uma versão preview do Firefox 22. A iniciativa colocará o recurso nas mãos da maioria dos usuários no final de junho e a empresa em rota de colisão com a indústria de anúncios online.
nuno_nunes (28-02-2013, 0:21) escreveu:Um patch apresentado para ser incluído no Firefox 22, por Jonathan Mayer, significa que esta versão do navegador vai bloquear cookies de terceiros por padrão

Essa versão ainda vai demorar 1 mês a sair

E depois? Eu também sei ler a notícia Nuno.

O que tem a ver esta versão sair daqui a um mês com o facto de o Nuno não ter lido a notícia antes de comentar?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 12 de Abril 2013, 23:17

Há a uma coisa que a mozilla devia fazer era ver o impacto das extensões existente no site da mozilla para o firefox no consumo de ram e na estabilidade do browser, há muitas que não tem utilidade nenhuma
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 23:35

@Nuno, sei que gosta muito de tentar trollar os moderadores do Forum, já não é a primeira vez que faz isso e eu tenho deixado passar. Mas desta vez não vou deixar passar. O Nuno reparou que eu não tinha feito quote e apagou o seu post para pensarem que eu ando a dizer coisas soltas. Não, não ando. E como sou administrador consigo recuperar os conteúdos. 8)

Azar o seu, não!?

Pois, bem, para evitar que volte a apagar, tomei a liberdade de editar o meu post e acrescentar a citação com o post que você apagou.

E com isto quero avisá-lo que não tente trollar o pessoal, principalmente quando faz posts a fazer-se de ignorante (com frases sem nexo) e duas ou 3 horas depois explica coisas complexas a utilizadores que precisam de ajuda. Ainda bem que ajuda e agradeço por isso. Agora não tente fazer as pessoas de ignorantes, ok? E digo isto pois você já foi advertido através de mensagens privadas e nem sequer teve a decência de responder.

Entretanto, ao você apagar o outro post, fez este post da citação abaixo para parecer que não aconteceu nada. Como existe a probabilidade de voltar a apagar outro post fazendo de mim um tolinho :D aqui fica também a citação:
nuno_nunes (12-04-2013, 22:17) escreveu:Há a uma coisa que a mozilla devia fazer era ver o impacto das extensões existente no site da mozilla para o firefox no consumo de ram e na estabilidade do browser, há muitas que não tem utilidade nenhuma
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 13 de Abril 2013, 13:25

Não é a primeira vez que este Nuno está metido em problemas aqui. Não compreendo o que leva a este pessoal ser assim.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Maxwell » Sáb, 13 de Abril 2013, 13:47

Bom Dia! na minha opinião, deveria ser bloqueada somente a propaganda que fosse fonte de vírus e Spam ai estaria agindo correto :upsiu:

Ps: Claudio gostei muito do papo de butedoco e de tiver lá pessoalmente (sei que aqui nao e lugar para postar isso mas não pude segura pois foi muito legal.) :rox:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Exploit » Sáb, 13 de Abril 2013, 15:24

Claudio Novais (12-04-2013, 22:35) escreveu:O Nuno reparou que eu não tinha feito quote e apagou o seu post para pensarem que eu ando a dizer coisas soltas. Não, não ando. E como sou administrador consigo recuperar os conteúdos. 8)

Azar o seu

Imagem
Exploit

Próximo

Voltar para Notícias