Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 5:31 Pesquisa avançada

SolusOS abandona o Debian (E eu abandono o SolusOS)

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

SolusOS abandona o Debian (E eu abandono o SolusOS)

Mensagempor abdo » Dom, 14 de Abril 2013, 17:03

O SolusOS está sofrendo uma mudança radical, desta forma eles abandonam a base do Debian que foi usada noa versão 1.3 e estava sendo usada na versão 2.0 até o Alfha 7.
A partir de agora a equipe do SolusOS está refazendo totalmente a distro partindo do "scratch" tornando o SolusOS uma distro independente.
O Download da versão 2.0 Alpha7 foi descontinado e no novo site não existe ainda um download da nova versão, que segundo eles seguirá a máxima "Estará pronto qunado estiver pronto"

Desta maneira estou procurando agora uma nova distro Debian based para colocar neste Desktop Jurássico.

Fonte: site do SolusOS
Editado pela última vez por abdo em Dom, 14 de Abril 2013, 20:09, em um total de 1 vez.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Re: SolusOS abandona o Debian (E eu abandono o SolusOS)

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 14 de Abril 2013, 18:39

O que significa ser independente? Não vai ser na mesma Linux?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor abdo » Dom, 14 de Abril 2013, 18:45

Não vai mais ser baseada em nenhuma outra distro, vai usar seus próprios repositórios, vai ter um outro formato para empacotar seus aplicativos. Ou seja vão construir a distro partindo do kernel linux seguindo seus próprios conceitos de distro ideal. Basicamente é isto, agora os nossos amigos mais feras podem explicar isto melhor.

Imagem
abdo

Mensagempor miles_maverick » Dom, 14 de Abril 2013, 19:04

Provavelmente continuará usando pacotes debian, mas não usará o Debian pra criar a distro. Um exemplo é o Fuduntu, que é independente, mas "inspirado" pelo Ubuntu e pelo fedora.
miles_maverick

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 19:31

miles_maverick (14-04-2013, 18:04) escreveu:Provavelmente continuará usando pacotes debian, mas não usará o Debian pra criar a distro. Um exemplo é o Fuduntu, que é independente, mas "inspirado" pelo Ubuntu e pelo fedora.

Correcção, o Fuduntu é Fedora (como sistema base), mas com uma maneira de funcionar semelhante à filosofia do Ubuntu!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 14 de Abril 2013, 19:34

Não fui investigar quais são os objetivos, mas se quer ser independente quer ser uma distro como é o Arch ou o Debian. Basicamente estas distros são os pais de muitas outras simplesmente porque ao serem independentes tratam de todo o empacotamento.

Ou seja o projeto não só é uma distro apenas (um conjunto de pacotes que trazem funcionalidade ao nosso computador) mas sim um projeto que disponibiliza a sua distro e um conjunto de pacotes (repositórios) prontos a serem utilizados para quem quer adicionar funcionalidades.

Olho para estas atitudes de uma maneira sempre muito pouco positiva. Não olho de maneira negativa, mas também de positiva tem pouco. Porquê? Porque basicamente antes de mais é preciso uma comunidade/grupo de trabalho considerável para manter um sistema de pacotes funcional e atualizado. E em segundo lugar, não só isto vai demorar muito tempo a entrar nos eixos como é trabalho repetido que outras distribuições o fazem. Por isso, porque não ajudar outros projetos?

Se me dissessem que não queriam ajudar a distro "pai" pois ela era de uma empresa. Por exemplo se dissessem isso sobre o Ubuntu, aí eu aceitava perfeitamente. No entanto, estamos a falar de uma comunidade muito livre mesmo, chamada Debian. Por isso, se realmente vão passar a ser totalmente independentes (sem sequer fazer mirroring como o Ubuntu), parece-me que vão estar a repetir trabalho e a investir em algo que já existe quase aos pontapés.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Dom, 14 de Abril 2013, 20:58

miles_maverick (14-04-2013, 18:04) escreveu:Provavelmente continuará usando pacotes debian, mas não usará o Debian pra criar a distro. Um exemplo é o Fuduntu, que é independente, mas "inspirado" pelo Ubuntu e pelo fedora.

Não Miles, eles não irão continuar usando pacotes Debian, segundo ainda o site deles (Já corrigi o link no primeiro post) eles irão criar/adaptar seu próprio gerenciador de pacotes
We will be using our own adaptation of the PiSi Package Manager. This was originally created for Pardus Linux, and we firmly believe that it is an ideal candidate for SolusOS 2

Tradução minha, se estiver errado podem corrigir,
"Nós usaremos nossa propria adaptação do gerenciador de pacotes PiSi. Este gerenciador foi criado originalmente para a distro Pardus Linux, porem nós acreditamos firmemente que ele é o candidato ideal para ser o nosso gerenciador de pacotes."

Imagem
abdo

Voltar para Notícias Gerais